Por que beber chá faz bem à saúde?‌ ‌Conheça‌ ‌os‌ ‌benefícios‌

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Por que beber chá faz bem à saúde, você sabe? Apreciado há muito tempo, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. O chá refresca, enquanto promove o estado de alerta devido ao seu teor moderado de cafeína.

Além de ser consumido em forma de infusão, pode dar sabor a uma infinidade de pratos, desde ovos pochê a sorvetes, passando por peixes recheados com folhas de chá.

por que beber chá faz bem à saúde

Por que beber chá faz bem à saúde?

Dentre as principais características do chá, estão:

  • Rico em antioxidantes;
  • Conteúdo moderado de cafeína;
  • Ajude a cobrir nossas necessidades de água;
  • Proteja as células do envelhecimento;
  • Previne a cárie dentária.

Antioxidantes

Então, agora você já sabe por que beber chá faz bem à saúde. Além disso, os antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados ​​pelos radicais livres. Estes últimos são moléculas muito reativas que se acredita estarem envolvidas no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, certos cânceres e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.

Sendo assim, o chá contém, portanto, vários polifenóis, uma grande família de antioxidantes, sendo os três principais as catequinas, flavonoides.

O teor de polifenóis do chá pode variar dependendo de vários fatores como clima, estação, variedade do chá, seu frescor e tempo de infusão. Em geral, diz-se que o chá verde tem maior atividade antioxidante do que o chá preto.

Cafeína

A cafeína do chá também é chamada de “teína”. Sua quantidade pode depender da variedade de chá e dos métodos de processamento e preparação. Por exemplo, diz-se que o chá verde contém menos cafeína do que o chá preto.

Além disso, apreciada pelo seu efeito estimulante, a cafeína também pode causar efeitos indesejáveis ​​como irritabilidade, nervosismo, insônia, efeito diurético, alteração da frequência cardíaca e distúrbios gastrointestinais.

Os especialistas, ao responder por que beber chá faz bem à saúde, consideram o consumo de cafeína superior a 500 mg a 600 mg por dia abusivo. Já que esse consumo pode constituir um risco para a saúde, em particular para os ossos e o sistema cardiovascular. Além disso, em mulheres em idade fértil, recomenda-se não exceder 300 mg por dia.

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