Planos de saúde passam a ser obrigados a fazer testes sorológicos de COVID-19 a partir de hoje (29)

Ordem veio da Agência Nacional de Saúde Suplementar

0

Pessoas que têm planos de saúde estavam tendo dificuldade para fazer testes de coronavírus e, em alguns casos, eles eram cobrados por fora. O problema é que a dificuldade em fazer o teste sorológico faz com que o paciente não seja devidamente diagnosticado, demore para começar seu tratamento e possa passar por complicações.

Por isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que, agora, todos os planos de saúde precisarão oferecer gratuitamente os testes sorológicos a todos os conveniados que tenham os sintomas da COVID-19.

O teste sorológico é conhecido também como teste rápido e é muito confiável no diagnóstico do coronavírus. No entanto, o paciente será obrigado a se consultar com um clínico geral, pois é ele que determinará a necessidade de fazer um teste desse tipo.

Quais são os sintomas que indicam a necessidade do teste sorológico?

Normalmente, o médico clínico geral solicita o teste sorológico de COVID-19 quando o paciente apresenta sintomas como febre, coriza, dor de garganta, falta de ar e tosse. Porém, o médico também analisará se esses sintomas podem indicar outra coisa em vez de infecção por coronavírus.

Convênios podem ser denunciados pelo usuário caso não ofereçam teste

Uma vez que a realização dos testes sorológicos de COVID-19 é uma ordem da ANS, todos os planos de saúde precisam passar a fazer isso. Caso o paciente se consulte com um clínico geral, ele peça o teste sorológico e o plano de saúde não queira realizá-lo, então o cliente pode entrar em contato com a ANS para fazer a denúncia sobre o não cumprimento da sua decisão.

É claro que, antes de fazer isso, o paciente também pode tentar contato com a administração do plano de saúde. Normalmente, tratar com a parte administrativa é o suficiente para que o teste seja liberado e, se isso for necessário, o cliente não pode deixar de citar que tem conhecimento da decisão da ANS e que fará uma denúncia ao órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.