PL das fake news gera polêmica e votação fica incerta, veja o que senadores falaram

0

Resistentes a votação da medida que visa impedir notícias falsas, conhecida como fake news, fez senadores se posicionarem em suas redes sociais. Confira!

Para o senador Marcio Bittar, ” O projeto das fake news é reedição do desejo dos petistas em exercer censura e cerceamento das opiniões livres. Chamam, eufemisticamente, de controle social da mídia. Todos os países socialistas aplicaram censura, controle das opiniões e outros ataques à liberdade.”

Já o senador Flávio Bolsonaro diz que o projeto é Censura inconstitucional, e que atropela garantias individuais. ” O PL da Censura é inconstitucional, atropela garantias individuais.E têm vício insanável: quem decide o que é Fake News? Postar que é contra cotas raciais e a favor das sociais, é racismo? Pastor defender que família é homem e mulher, é preconceito?”

A votação do texto tem sido adiada a mais de uma semana. De um lado estão os defensores, que afirmam que a aprovação da medida vai impedir a disseminação notícias falsas. Do outro lado, estão os contra o projeto, que alegam que a aprovação do mesmo vai censurar a liberdade de expressão na internet.

Num apanhado da proposta, podemos dizer que ela estabelece:

  • rastreamento de conversas reencaminhadas em aplicativos de bate-papo;
  • obrigação que os provedores de redes sociais tenham sede no Brasil e atuem conforme lei nacionais, incluindo as sanções;
  • regras para impulsionamento e propaganda nas redes sociais.

Leia também: 

Paulo Guedes fala à comissão do Congresso sobre covid-19

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.