Pilates de mãos dadas com a saúde

0

Você com certeza já escutou alguém falar: “quero ficar com meu corpo definido” ou “quero meu corpo com curvas e contornos”. Para ter essa definição é preciso trabalhar o corpo para ganhar massa muscular e aliar a uma boa alimentação depois para que os músculos se tornem aparentes.

Pilates é um método de condicionamento físico que desenvolve o corpo uniformemente. Ele foi criado por Joseph Pilates, o qual definia sua técnica como a “completa integração entre corpo, mente e espírito”.⁣

Durante as aulas trabalhamos com o peso do próprio corpo criando equilíbrio e força, melhorando o condicionamento física e garantindo uma boa forma corporal.

Benefícios

Os exercícios em comum fortalecem, alongam a musculatura, melhoram a flexibilidade, promovem coordenação, além de proporcionar relaxamento e conscientização corporal. Tudo isso ainda é aliado ao trabalho respiratório e aos cuidados com a correção da postura.⁣ Além disso, ele causa:

-Aumento da resistência física e mental;
-Aumento da flexibilidade;
-Corrige problemas posturais;
-Aumento da concentração;
-Tonifica a musculatura;
-Melhora a coordenação motora;
-Promove menor atrito nas articulações;
-Alivia dores musculares;
-Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
-Auxilia a prevenção contra a osteoporose;
-Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
-Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
-Melhora a postura e a resistência muscular;
-Expande a consciência corporal;
-Ajuda no controle de peso;
-Fortalece os músculos abdominais;
-Equilíbrio de todas as funções do corpo.

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

Cuidados

É necessário haver cuidados com pessoas que tem restrições. Deve haver uma adaptação dos exercícios, e até exclusão de alguns, dependendo da limitação. Isso dentro de qualquer um dos níveis de execução de exercícios: básico, intermediário, avançado. ⁣

Exercícios físicos complexos, como os do Pilates, trabalham o corpo como um todo. Quem tem uma boa saúde consegue enfrentar eventuais doenças de forma menos agressiva. Agora é fácil perceber por que o Pilates é cada vez mais procurado por pessoas dos mais diversos perfis, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.