PIB do Brasil tem leve crescimento de 0,5% em janeiro, diz FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira (17) os dados mais recentes de seu Monitor do PIB-FGV. De acordo com a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve leve alta de 0,5% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Da mesma forma, o indicador também subiu no trimestre móvel encerrado em janeiro (2,4%), em relação ao trimestre de agosto a outubro.

Por outro lado, houve uma queda de 0,8% do PIB em janeiro, quando comparado ao mesmo mês de 2020. Nesta comparação interanual, o PIB também recuou no trimestre móvel, ao cair 0,3%.

“A economia inicia 2021 crescendo 0,5% em janeiro em comparação a dezembro; mesmo ritmo de crescimento que apresentou nos últimos três meses de 2020. Dentre as três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços), apenas a indústria apresentou retração. Pela ótica da demanda, o consumo e a exportação também cresceram em janeiro e os investimentos e a importação retraíram devido ao expressivo crescimento que apresentaram em dezembro de 2020”, afirmou o coordenador do Monitor PIB-FGV, Claudio Considera.

Aliás, vale ressaltar que essa queda aconteceu devido à importação de uma plataforma de exploração de petróleo em dezembro. Segundo Considera, o valor superou o preço da plataforma importada em janeiro. Dessa forma, os componentes acabaram afetados significativamente.

Consumo das famílias cai

Segundo os dados, o consumo das famílias caiu 2,9% no trimestre móvel encerrado em janeiro. A propósito, este componente assumiu papel fundamental na recuperação da economia brasileira após a recessão de 2014-2016. Contudo, a disseminação da pandemia da Covid-19 no país vem impedindo o crescimento do consumo. E o segmento de serviços foi o que sofreu o maior impacto em janeiro, assim como em 2020. Na verdade, o setor até vem seguindo uma trajetória ascendente, mas continua num patamar negativo, tendo retraído 5,4% no trimestre móvel pesquisado.

Por fim, vale ressaltar que a exportação caiu 2,5% no trimestre móvel de novembro do ano passado a janeiro deste ano. Em contrapartida, a importação cresceu 5,5% no mesmo trimestre. No primeiro caso, os produtos agropecuários puxaram a queda da exportação, ao afundar 26,4%. Já as importações cresceram com o impulso das compras de bens de capital.

 

LEIA MAIS

Preços do petróleo caem novamente, com vacinação interrompida

Dólar opera em alta em dia de decisão de juros no Brasil e EUA

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

51 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago