A Procuradoria-Geral da República (PGR) está na cola do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Isso porque o órgão foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (18) pedir para que a Corte aprofunde as investigações do inquérito que apura se ele recebeu R$ 1 milhão em propina da construtora Odebrecht, em 2012.
Em julho deste ano, a Polícia Federal (PF) concluiu inquérito aberto em 2017. Com as diligências, a corporação afirmou ao Supremo que restou comprovado que existem indícios de que Renan Calheiros tenha recebido o valor em propina da Odebrecht em 2012.
Por conta desta acusação, a defesa do parlamentar se manifestou no Supremo contra o indiciamento. Todavia, a PF afirma que Renan Calheiros recebeu a suposta vantagem em troca da aprovação de uma resolução no Senado.
À época, a resolução em questão tratou de benefícios concedidos pelos estados para produtos importados, uma discussão que ficou conhecida como “Guerra dos Portos”.
Por conta da acusação da Polícia Federal, a PGR quer que o STF envie um ofício para que o Senado. O objetivo deste documento é obrigar que a Casa detalhe como foi a aprovação da resolução. Além disso, a procuradoria também quer que a atuação de Renan Calheiros no caso seja especificada e eventuais emendas feitas ao texto sejam destacadas.
Não suficiente, a PGR também pediu que o STF conceda informações sobre Milton Lyra, um lobista considerado o suposto operador de Renan Calheiros no caso da resolução.
Por fim, a Procuradoria pediu mais duas coisas. A primeira é que a Polícia Legislativa conceda ao órgão os registros de entrada e saída e os locais no Senado por onde o lobista passou. A segunda é que as empresas áreas repassem dados sobre os deslocamentos de lobista entre maio e junho de 2012.
Leia também: Presidente da CPI diz que vai exigir que Renan Calheiros mantenha acusações em relatório final
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…