Petrobras reajusta preço da querosene de aviação; passagens ficam mais caras

As viagens no Brasil estão ficando cada vez mais caras. No dia 11 de março, a Petrobras reajustou os preços do diesel e da gasolina em 24,9% e 18,8%, respectivamente. Com isso, as empresas responsáveis por transporte rodoviário acabaram repassando os custos para o consumidor final, que sempre sofre com o encarecimento dos produtos.

Na semana passada, a estatal anunciou um novo reajuste, mas agora sobre o querosene de aviação (QAV). Em suma, o preço médio do combustível subiu cerca de 18% na última sexta-feira (1º). No acumulado do ano, o QAV já registra uma disparada de cerca de 38%, segundo a Petrobras.

Vale destacar que os reajustes promovidos pela companhia afetam os preços das refinarias. Em outras palavras, o valor para o consumidor final sempre é mais elevado devido aos custos das empresas com mão de obra, transporte, manutenção, operação, margem de lucro, entre outros fatores.

Guerra na Ucrânia pressiona custos com combustível

Seja como for, o preço médio do QAV teve um crescimento explosivo de 91,9% em 2021. Neste ano, o avanço também está bastante expressivo. E isso está acontecendo, principalmente, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem pressionando os custos com o combustível.

“Esses dados mostram como o preço do QAV é um desafio permanente para as empresas aéreas (…) antes da pandemia, transportávamos mais de 100 milhões de passageiros por ano. Agora, a guerra na Ucrânia acelerou a pressão sobre o valor do combustível, o que pode frear a retomada da operação aérea que estávamos observando a cada mês”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Passagens ficam mais caras

Em resumo, os passageiros são os que mais sofrem. Como os conflitos no leste europeu estão pressionando a Petrobras, a estatal elevou os preços do QAV para as refinarias. Estas, por sua vez, também se viram obrigadas a elevar os preços dos combustíveis às empresas de aviação, que também irão repassar o aumento para o consumidor através de passagens mais caras.

“É inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens”, disse a Latam.

Leia Também: Mercado de trabalho do país sofre para se recuperar, mostra FGV

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago