As viagens no Brasil estão ficando cada vez mais caras. No dia 11 de março, a Petrobras reajustou os preços do diesel e da gasolina em 24,9% e 18,8%, respectivamente. Com isso, as empresas responsáveis por transporte rodoviário acabaram repassando os custos para o consumidor final, que sempre sofre com o encarecimento dos produtos.
Na semana passada, a estatal anunciou um novo reajuste, mas agora sobre o querosene de aviação (QAV). Em suma, o preço médio do combustível subiu cerca de 18% na última sexta-feira (1º). No acumulado do ano, o QAV já registra uma disparada de cerca de 38%, segundo a Petrobras.
Vale destacar que os reajustes promovidos pela companhia afetam os preços das refinarias. Em outras palavras, o valor para o consumidor final sempre é mais elevado devido aos custos das empresas com mão de obra, transporte, manutenção, operação, margem de lucro, entre outros fatores.
Seja como for, o preço médio do QAV teve um crescimento explosivo de 91,9% em 2021. Neste ano, o avanço também está bastante expressivo. E isso está acontecendo, principalmente, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem pressionando os custos com o combustível.
“Esses dados mostram como o preço do QAV é um desafio permanente para as empresas aéreas (…) antes da pandemia, transportávamos mais de 100 milhões de passageiros por ano. Agora, a guerra na Ucrânia acelerou a pressão sobre o valor do combustível, o que pode frear a retomada da operação aérea que estávamos observando a cada mês”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Em resumo, os passageiros são os que mais sofrem. Como os conflitos no leste europeu estão pressionando a Petrobras, a estatal elevou os preços do QAV para as refinarias. Estas, por sua vez, também se viram obrigadas a elevar os preços dos combustíveis às empresas de aviação, que também irão repassar o aumento para o consumidor através de passagens mais caras.
“É inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens”, disse a Latam.
Leia Também: Mercado de trabalho do país sofre para se recuperar, mostra FGV
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…