Pesquisa mostra que maioria dos russos querem prolongar mandato de Putin

De acordo com a pesquisa estatal, quase 80% dos cidadãos russos que votaram em referendo querem aumentar poder Putin

1

A Rússia já iniciou o processo de referendo para analisar mudanças na Constituição do país. Este referendo começou na quinta-feira (25) e vai durar, ao todo, sete dias. De acordo com o instituto estatal VTsIOM, até agora, cerca de 76% dos russos votaram pelas mudanças apresentadas. Entre essas mudanças apresentadas, está a possibilidade de continuidade de Vladimir Putin na presidência do país através de um novo mandato.

Ou seja, para quase 80% dos russos que votaram até agora, Putin poderá ficar no poder até 2036. Opositores dizem que a pesquisa é uma maneira de maquiar a situação e influenciar a votação, que segue em andamento.

A votação está acontecendo de maneira intercalada por causa da pandemia do novo coronavírus. Vale lembrar que este pleito já tinha sido adiado por causa desse problema. O governo espera que, com a votação acontecendo em dias separados, as multidões fiquem menos concentradas. A expectativa é que a eleição só acabe no dia 1 de julho.

Mas vale lembrar que este referendo não se refere exatamente ao presidente Vladimir Putin. Ou seja, a aprovação dessas mudanças ainda não o garante no poder até 2036. Mas o resultado o dará o direito de disputar mais duas eleições de maneira seguida. Seja como for, isso também poderia colocá-lo no poder até 2036.

Mais um mandato?

O Kremlin se posicionou sobre as críticas de que a divulgação desses dados poderia influenciar a votação. “Isto não é uma votação competitiva. Ou seja, não estamos falando aqui de eleições”, disse um representante do governo, Dmitry Peskov.

O fato é que Vladimir Putin comanda o centro do poder da Rússia desde de 2000. Vale lembrar que ele passou um período de quatro anos fora da presidência. Este tempo foi entre 2008 e 2012. Este atual mandato do presidente acaba oficialmente em 2024.

1 comentário
  1. […] até, pelo menos, 2036. Resultados iniciais divulgados por Institutos de pesquisa mostram que a maioria dos russos aprovou as mudanças constitucionais do país. Entre essas mudanças, está a aprovação da possibilidade de que o presidente atual tenha o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.