Perguntas e respostas sobre os antibióticos, confira

0

Existem várias dúvidas com relação ao uso de antibióticos, que são medicamentos usados para combater infecções bacterianas mais sérias. Por isso, nas próximas linhas você vai conferir algumas perguntas e respostas sobre os antibióticos.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que os antibióticos não devem ser utilizados sem a devida prescrição médica. Em caso de dúvidas, procure um profissional da saúde.

Respostas sobre antibióticos
Fonte: Pixabay.com

Perguntas e respostas sobre os antibióticos

  • O uso repetido e indiscriminado de antibióticos pode levar a resistência das bactérias?

Sim, por isso é imprescindível que a população use-o de forma correta. Em primeiro lugar na lista de perguntas e respostas sobre os antibióticos temos esse problema que não é levado a sério por muitos brasileiros.

É comum saber de pessoas  que utilizam o antibiótico que sobrou do parente ou amigo para “tratar” uma doença semelhante. Esse tipo de comportamento pode causar sérios riscos à saúde, inclusive criar uma resistência ao tipo de antibiótico em questão.

Outro comportamento que pode gerar a resistência das bactérias é parar te tomar o medicamento antes do final do tratamento. Logo após as primeiras doses, o antibiótico já começa a fazer efeito, como os sintomas desaparecem, algumas pessoas acham que a infecção está curada. Contudo, o que acontece é o desaparecimento das bactérias mais fracas, porém algumas ainda estão no organismo. Na hipótese de interrupção do tratamento antes da hora, nem todas as bactérias serão eliminadas.

  • O antibiótico deve ser usado no tratamento da gripe?

Não, pois ele serve para combater infecções bacterianas. Outra dúvida que merece estar na lista de perguntas e respostas sobre os antibióticos, tendo em vista ser um comportamento comum. A gripe é uma infecção viral, assim o medicamento não será eficaz. Ele também não é indicado no caso de infecções por fungos.

  • Quais são os possíveis efeitos colaterais dos antibióticos?

Para fechar a lista com perguntas e respostas sobre os antibióticos, temos que os principais efeitos colaterais que podem aparecer são dor de estômago, náuseas, vômitos, dor de cabeça e batimento cardíaco acelerado.

Leia também:
– Fisioterapia para olfato: Tratamento cresce entre pacientes com sequelas pós-covid

Siga nossas redes sociais para mais dicas de saúde!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.