ÚLTIMOS pagamentos do Bolsa Família: Veja qual NIS recebe HOJE (27/02) / Imagem: Pronatec
O governo federal segue com a revisão constante do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e assim, cerca de 1,7 milhão de famílias unipessoais – aquelas compostas por apenas um integrante – foram removidos do grupo de beneficiários do Bolsa Família.
A saber, milhares de pessoas recebiam o benefício de forma irregular ou integravam um núcleo familiar maior do o que constava em seu cadastro.
Cabe mencionar que o número de registros de família deste tipo saltou de 1,84 milhão, em dezembro de 2018, para 5,88 milhões em 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
A pasta explica que, em 2023, durante a retomada a qualificação das informações do CadÚnico, 3,4 milhões de famílias que não atendiam aos critérios deixaram o Bolsa Família, enquanto que outras 2,9 milhões foram incluídas no período de março a dezembro de 2023.
Aliás, em 2024, além da continuidade dessa averiguação dos cadastros de famílias unipessoais, o ministério pretende promover uma revisão cadastral para atualizar registros antigos.
A meta para este ano é alcançar ao menos 4,7 milhões de registros, dos quais 1,7 milhão de beneficiários do Bolsa Família.
Diante desse cenário, o ministério afirma que o objetivo final do governo não é o de cortar os beneficiários e sim manter as informações da forma mais correta na base de informações.
Pouca gente sabe, mas o Bolsa Família não é liberado apenas para grandes núcleos familiares, podendo ser acessado, inclusive, por casais e até pessoas que moram sozinhas, estes últimos, os chamados unipessoais.
Após a regularização do Cadastro Único, o governo pretende também modernizá-lo a ponto de fazê-lo “dialogar” com outras bases de dados.
Um primeiro passo foi dado em 2023, com a integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), base para benefícios da Previdência Social, que permitiu a atualização automática da renda de 18,5 milhões de pessoas e poupou R$ 7,8 bilhões em pagamentos que não eram mais devidos pelos critérios do programa.
Por fim, cabe mencionar que os pagamentos de fevereiro do Bolsa Família já estão definidos e terão início no dia 16, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Acompanhe a programação:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…