De acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já notificou cerca de 700 mil beneficiários que passarão pelo processo de pente fino do INSS.
A expectativa é que as revisões tenham início no mês de agosto, e que a ênfase será maior nos segurados do auxílio-doença que não passaram pela perícia médica e que estão sem data de cessação em um período superior a seis meses.
Além disso, outro alvo da análise do INSS é o Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como BPC/LOAS.
Sendo assim, cerca de 170 mil segurados devem passar pela revisão, de modo que estes ficarão sujeitos a responder à convocação e agendar a perícia médica dentro de um prazo de 30 dias.
Vale lembrar, que o prazo para apresentar a defesa para manter a concessão do benefício, pode ser estendido para 60 dias em alguns casos. Isto é possível para agricultores familiares, trabalhadores avulsos, rurais e segurados especiais.
O segurado ficará sabendo se o seu benefício está sendo analisado por meio de uma notificação encaminhada pelo INSS, informando sobre o procedimento. Ainda mais, o aviso pode ser enviado através dos seguintes meios:
Por esse motivo é muito importante manter os seus dados atualizados.
Ao ser notificado para as análises do pente fino do INSS, o segurado deve agendar uma perícia médica junto à previdência no prazo de 30 dias. Dessa forma, o cidadão que passar pelo processo deve reunir e apresentar alguns documentos exigidos, além aqueles que comprovem o direito à concessão do benefício.
Exemplos de documentos que serão necessários no comparecimento ao agendamento:
Uma vez concluída a perícia, o resultado estará disponível para consulta no portal ou aplicativo Meu INSS.
O aplicativo pode ser obtido de forma gratuita nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Para criar o cadastro no aplicativo ou no site você deve informar os seguintes dados: número do seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos os seus documentos e a Carteira de Trabalho. No processo do cadastro, serão apresentadas perguntas relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
Confira ainda: Governo abre inscrições para auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…