As pedras nos rins, também conhecida pelo nome de cálculo renal, são massas sólidas de sais minerais que se acumulam nos rins ou no sistema urinário, causando dor. Elas são bastante incômodas e têm várias causas. Portanto, saiba mais detalhes sobre pedras nos rins, acompanhando essa matéria!
Programa de Trainee: Seara tem 200 vagas para estudantes com inscrição até amanhã
Primeiramente, são diversos os fatores que causam as pedras nos rins. Algumas vezes, a causa é até mesmo a predisposição genética. Contudo, alguns fatores como hábitos alimentares e a falta de ingestão de líquidos também causam pedras nos rins, e aceleram a produção delas naqueles que têm predisposição a tê-las.
A alta ingestão de sódio na dieta diária pode ocasionar as pedras nos rins. Além disso, outros fatores que ocasionam o cálculo renal são infecção urinária, condições renais pré-existentes, distúrbios metabólicos, dentre outros.
As pedras nos rins ocasionam vários sintomas, que nem sempre são comuns a todas as pessoas que têm cálculo renal. São eles:
Todos os sintomas do cálculo renal são bastante incômodos, mas nenhum se compara à dor nas costas e cólicas persistentes, motivo principal que leva as pessoas a procurarem pelo médico.
Chega ao fim casamento de Yasmin Brunet e Gabriel Medina
As pedras nos rins, com frequência, são expelidas naturalmente pelo corpo, através do sistema urinário. Contudo, elas provocam realmente muita dor e, por isso, é necessário fazer o uso de analgésicos até que elas estejam fora do corpo. A pessoa correta para prescrever esses analgésicos é o médico, que pode analisar suas condições físicas e alergias, por exemplo. Por isso, não tome nada sem recomendação médica.
Contudo, há casos em que a pedra é muito grande, ou o corpo não consegue expeli-la por algum motivo. Nesses casos, é necessário um procedimento cirúrgico para sua retirada, que será devidamente indicado pelo médico. Esses procedimentos, em geral, não são muito invasivos e sua recuperação é tranquila.
Primeiramente, beba muita água! Evite a ingestão de alimentos ricos em cálcio, sódio e proteínas. Você deve mantê-los na sua dieta, porque são importantes para o funcionamento do organismo. Contudo, mantenha-os moderadamente. Ingira sempre frutas cítricas, que produzem um ácido no organismo que impede a formação do cálculo. Ou seja, cuide da sua dieta.
Por fim, faça exames regulares e acompanhamento médico. Muitas vezes a pedra nos rins pode ser assintomática por muito tempo, já que ela só dói quando se mexe. Por isso, é importante identificá-la para tratar corretamente e o quanto antes, melhor!
O cálculo renal não costuma causar maiores danos à saúde, entretanto, ele proporciona dores muito intensas e fortes diversos incômodos, sendo melhor preveni-lo do que remediá-lo.
DIVULGADO o calendário do Auxílio Brasil até dezembro de 2022; consulte
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…