O Partido Democrático Trabalhista (PDT) enviou, nesta segunda-feira (09), à Procuradoria Geral da República (PGR), uma notícia-crime que tem como intuito pedir para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente se encontra nos Estados Unidos, seja responsabilizado pelos atos de vandalismo e depredação registrados no último domingo (08) no Congresso, no Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Após atos terroristas, Dino e Múcio ‘perdem pontos’ com Lula
No pedido, que ainda tem uma solicitação para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, solicite junto ao STF, para que Bolsonaro retorne imediatamente ao Brasil e realize a entrega de seu passaporte, o partido destaca a “intensa depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal”.
Nesse sentido, a legenda afirma que “terroristas bradavam pela destituição dos poderes constituídos, de modo a deflagrar um completo estado de anarquia e de guerra civil”. Para o PDT, Bolsonaro tem culpa por conta dos atos, pois “incentivou seus apoiadores a atentarem contra o regime democrático de todas as formas e em todas as dimensões possíveis”.
“Os dizeres proferidos por Jair Bolsonaro e por seu grupo político ao longo do (des) governo sempre demonstraram a finalidade dos arroubos coléricos contra a democracia, qual seja: acicatar os ânimos dos seus apoiadores para erguerem todo tipo de desordem na sociedade caso não lograsse êxito nas eleições”, afirma o texto enviado à PGR.
Por fim, o partido ainda responsabiliza o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres pelos atos registrados no domingo. Assim como publicou o Brasil123, Anderson Torres foi exonerado logo após a invasão e acusado de ter sido leniente com as invasões.
Hoje, Bolsonaro não está no Brasil, visto que se encontra internado nos Estados Unidos. Nesta segunda, em entrevista ao canal “CNN Brasil”, o ex-presidente afirmou que pretendia ficar no país até o final de janeiro, mas problemas de saúde o farão adiantar a volta para os próximos dias.
“Essa já é a minha terceira internação por obstrução intestinal grave. Vim passar um tempo fora com a família. Mas não tive dias calmos. Primeiro, houve esse lamentável episódio ontem [domingo] no Brasil e depois essa minha internação no hospital”, disse o ex-presidente durante a entrevista.
Leia também: ‘Juntos, vamos mudar esse país’, afirma Lula olhando para imagem de Jesus Cristo
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…