Pavimento de painel solar capta energia com os passos das pessoas

2

Uma empresa com sede na Hungria aposta em uma nova maneira de coletar energia: com a ajuda dos nossos pés e sem muito esforço. Os painéis solares produzidos com resíduos de plástico são usados como pavimentos, que armazenam energia seguindo os passos das pessoas. Em outras palavras, quanto mais você anda sobre esses painéis solares, mais eles geram energia.

(Reprodução: Plation)

Os pavimentos levam energia solar “para lugares onde antes não era possível”, diz o co-fundador da empresa Platio, Miklós Illyés. Em 2015, ele e mais dois amigos tiveram a ideia, capaz de alimentar edifícios e dispositivos eletrônicos. O produto está disponível em 36 países.

Como funciona o pavimento de painel solar?

Com um método de pressão especial, a empresa usou o plástico não reciclável para construir os tijolos que se encaixam nos painéis solares. Conforme a Platio. essa mistura torna os tijolos mais duráveis ​​do que alguns outros materiais na indústria de construção de estradas, 

De acordo com a empresa, são necessárias 400 garrafas de plástico para fazer um metro quadrado de pavimento solar. Embora seja uma ideia pensada mais para humanos do que para veículos, o asfalto pode “facilmente carregar o peso de um caminhão pesado”, segundo Illyés.

“Nosso produto não é feito para substituir os tradicionais painéis solares de telhado, por exemplo, mas para ser um esforço complementar de uso de energia limpa onde outros recursos energéticos não estão disponíveis”, afirmou Illyés.

O co-criador do pavimento ressalta que a ideia pode ser aplicado em regiões com difícil acesso aos recursos para captar energia verde. “Nos Estados Unidos, por exemplo, existem alguns locais nos estados do sul onde devido à ameaça de tornado é difícil instalar um painel solar. Se pudermos instalar nossos painéis solares nesses locais, também podemos aumentar a produção de energia verde.”

Uma unidade de painel solar fornece cerca de 20 Watts de energia e uma superfície de até 30 metros quadrados pode fornecer energia suficiente para uma casa de família.

Leia também: Na década, Brasil teve média de 74% de aumento de energia

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Leia também: Pavimento de painel solar capta energia com os passos das pessoas […]

  2. […] Leia também: Pavimento de painel solar capta energia com os passos das pessoas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.