Paulo Guedes diz que 13º do Bolsa Família seria crime de responsabilidade

De acordo com o Ministro da Economia, o Governo não pode pagar esse benefício em 2020 porque estaria cometendo um crime

2

O Governo Federal não vai pagar o 13º do Bolsa Família porque isso seria um crime de responsabilidade fiscal. Pelo menos foi isso o que disse o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele disse isso em um evento nesta sexta-feira (18).

“Quando entrou o segundo ano, que é agora, quando a pandemia bateu, foi chegando o fim do ano e observamos o seguinte: pela Lei de Responsabilidade Fiscal se você der um 13º por dois anos seguidos, você está cometendo crime”, disse o ministro.

“Eu lamento, nós desejaríamos dar este 13º, mas é um descumprimento da lei”, disse o ministro. Ele, aliás, disse ainda que o pagamento desse valor poderia levar ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro justamente por causa do crime de responsabilidade.

Mas o fato é que essa versão é bem diferente daquela dada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. Há menos de 24 horas, ele disse que o pagamento do 13º do Bolsa Família não vai acontecer por causa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

De acordo com Bolsonaro, Maia deixou uma MP do governo caducar no Congresso. Assim, na versão do presidente, não existe mais a possibilidade do 13º para o Bolsa Família. Depois de tantas idas e vindas, o presidente da Câmara e o presidente do Brasil vivem um momento de forte ruptura.

E o Bolsa Família?

Seja culpa de Rodrigo Maia ou da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma coisa é certa: o 13º do Bolsa Família não vai ser pago em 2020. Na verdade, pouco se sabe inclusive sobre o futuro do próprio programa em 2021.

Recentemente, o Ministério da Cidadania, que responde pelo Bolsa Família, enviou um projeto para o presidente. Esse projeto deixa o programa um pouco mais robusto para 2021. Seja como for, desde a apresentação dessa proposta o Governo não tocou mais no assunto.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.