A Páscoa é uma das épocas do ano que mais movimentam a economia brasileira e, com a chegada dela, as empresas varejistas já estão se movimentando, ofertando produtos típicos, como Ovos de Páscoa, barras de chocolate e outros itens compostos por chocolate. Nesse sentido, de acordo com as principais marcas de chocolate no Brasil, o ano de 2023 deverá trazer resultados melhores que o de 2022.
Segundo a Cacau Show, a projeção de crescimento das vendas em 2023 é de 40% em relação ao ano passado, o que corresponde a 23 milhões de ovos de Páscoa vendidos. Para atingir tal resultado, a empresa lançou um novo mix de produtos em parceria com marcas internacionais, como NBA, Looney Tunes e Warner.
A Nestlé também apontou para uma boa expectativa de vendas neste ano. A produção deste ano foi aumentada em 10% se comparada ao ano passado. A Lacta também projeta um crescimento entre 10% e 15% e, inclusive, a marca contratou 2 mil funcionários para trabalhar em suas fábricas devido ao aumento na produção e na comercialização de ovos de chocolate. Por fim, no varejo, já é possível notar a comercialização de ovos de Chocolate, até mesmo antes do carnaval, supermercados e varejistas já estavam com os itens em suas prateleiras.
Em 2022, os brasileiros notaram uma forte alta nos preços dos ovos de Páscoa. Devido à alta inflação nos itens necessários para a fabricação dos ovos fez com que os preços saltassem em 39%. Com isso, as vendas de ovos também diminuíram em 18%, o que aumentou a venda de coberturas (18%) e chocolates (6%). Além disso, no geral, barras de chocolate são mais baratas que ovos de Páscoa.
Segundo especialistas, o custo de fabricação de um ovo de páscoa é muito maior que o de barras de chocolate. “Os ovos passam por um processo de produção de alta complexidade com custos de fabricação superiores, além disso, são embalados manualmente e as próprias embalagens são maiores e mais sofisticadas do que as de chocolate de linha regular”, afirmou a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), em nota.
Para efeito de comparação, no site da Lacta, por exemplo, um ovo de Diamante Negro de 300 gramas custa, R$53,99, o equivalente a R$180 por quilo. Já uma barra de chocolate, com 165 gramas, custa R$11,39, o que equivale a aproximadamente R$69 o quilo, ou seja, o quilo do ovo de Páscoa, nesse caso, é de 2,6 vezes mais caro que o da barra de chocolate.
Já no site da Nestlé, o ovo de Páscoa Galak de 185 gramas custa R$42,99, o equivalente a R$232,40 o quilo. Já a barra do mesmo chocolate de 80 gramas, custa R$5,59, o que representa R$69,90 o quilo. Com isso, o quilo do ovo Galak custa 3,3 mais que a barra de mesmo sabor. Contudo, o grande diferencial em relação ao ovo de Páscoa é o apelo emocional, dado que representa o símbolo de celebração da data.
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