Partido Republicano instala urnas falsas nas eleições na Califórnia

O próprio partido afirmou que fez as instalações das urnas falsas. Eleições já estão acontecendo nos Estados Unidos

0

O Partido Republicano assumiu que colocou urnas falsas pelas ruas da Califórnia nas últimas semanas. Em defesa o “partido vermelho” afirmou que fez isso para ajudar no processo da votação. Mas a polêmica já existe.

De acordo com as informações oficiais, o partido colocou as urnas para que as pessoas depositassem os seus votos e depois o partido entregaria as cédulas para as autoridades. Mas esse não é um procedimento normal.

As urnas são instaladas pelas autoridades eleitorais de cada estado. Tratam-se portanto de organizações não partidárias. O envio acontece pelo serviço postal dos Estados Unidos. É como se fosse os Correios de lá.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenou a prática. Ele, que é do Partido Democrata, afirmou que isso seria uma tentativa dos republicanos “de fraudar o processo eleitoral para conseguir o poder”. Mas ele não apresentou provas disso.

O Partido Republicano, por sua vez, disse que a crítica do governador “não passava de uma hipocrisia”. Disse ainda que tudo foi “um esforço honesto para entregar as cédulas para as autoridades eleitorais”.

Os votos pelos Correios sempre foram uma realidade nas eleições dos Estados Unidos. Todos os estados permitem essa prática. Mas este ano o número de votantes por essa modalidade cresceu justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.

Urnas falsas na Califórnia

A polêmica só não é maior até aqui porque a Califórnia é um estado essencialmente democrata. Assim, mesmo que alguns votos possam passar por fraude é muito pouco provável que Joe Biden não vença por lá e leve todos os 55 delegados.

Mas a preocupação do Partido Democrata é que isso esteja acontecendo em outros estados decisivos como a Flórida, por exemplo. Por lá, pesquisas mostram que a situação está em total equilíbrio. Quem ganhar as eleições por lá tem muitas chances de ir morar na Casa Branca entre 2021 e 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.