Partido Novo libera apoiadores a votar conforme a ‘consciência e princípios partidários’, mas se diz contra o PT e o ‘lulismo’

O Partido Novo divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (03) liberando seus filiados e eleitores a votarem em quem quiserem, seguindo a “consciência” e “princípios partidários”. Em contrapartida, a legenda deixou claro que é contra o Partido dos Trabalhos (PT) e seu candidato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assim como publicou o Brasil123, Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno. No primeiro, Lula somou 48% dos votos válidos enquanto o atual chefe do Executivo obteve 43%.

No comunicado, o partido afirma que tentou oferecer ao Brasil uma opção contra a polarização representada por Lula e Bolsonaro ao indicar Felipe D’Ávila como candidato – o representante do Novo não obteve um por centro sequer.

“O Novo trabalhou muito para oferecer aos brasileiros uma alternativa presidencial contra a polarização entre Lula e Bolsonaro, mas infelizmente sem sucesso”, diz o texto, afirmando ainda que, “diante do cenário eleitoral”, a legenda se vê na obrigação de reforçar seu “posicionamento institucional histórico, totalmente contrário ao PT, ao lulismo”.

Apesar disso, a legenda afirma liberar seus filiados, dirigentes e mandatários para “declararem seus votos e manifestarem seu apoio de acordo com sua consciência e com os valores e princípios partidários”.

Antes da nota do Partido Novo, Romeu Zema, de Minas Gerais, único governador da legenda a ser eleito, disse ser “impossível apoiar o PT no segundo turno”. “Minas Gerais teve problemas seríssimos. Uberlândia teve, Pouso Alegre teve e várias outras cidades que foram arrasadas por gestões desse partido”, afirmou.

“Nesse momento, nós estamos conversando com o presidente [Bolsonaro], com o PL, e as conversas estão sendo muito boas. Talvez hoje mais tarde, amanhã, nós já venhamos anunciar alguma questão porque o PL fez aqui na Assembleia Legislativa novos deputados. Então nós queremos deixar claro: ‘as nossas propostas são essas, o PL está de acordo? Vai caminhar conosco?’ Eu vejo que tem tudo para dar certo e, em breve, isso será comunicado “, explicou ele.

Leia também: Apoiadores de Bolsonaro retomam discurso sobre fraude e pedem ação de militares

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago