Papa Francisco faz homenagem aos jornalistas: “obrigado pela coragem”

Em uma carta aberta, o Papa aproveitou o Dia Internacional das Comunicações para homenagear os jornalistas que trabalham na pandemia

0

O Papa Francisco aproveitou o Dia Internacional das Comunicações para fazer uma homenagem aos jornalistas neste sábado (23). O papa lançou uma carta de nome “Vem e Verás”, que fala sobre a história da comunicação dentro da Bíblia Cristã.

Entre outras coisas, o Papa Francisco agradeceu aos jornalistas “pela coragem e determinação” no trabalho na pandemia do novo coronavírus. De acordo com ele, esses profissionais ajudaram a jogar luz sobre uma parcela da população que ninguém via.

Ele disse ainda que os jornalistas “conseguiram transmitir as notícias com os olhos das pessoas pobres”. Segundo o Papa, esse tipo de trabalho acabou ajudando várias pessoas ao redor do mundo. Governos inteiros passaram a olhar para situações de injustiça por causa do trabalho de jornalistas.

“O próprio jornalismo, como  realidade, tem a capacidade de ir aonde mais ninguém vai; Ele se move portanto com desejo de ver”, disse o papa. “É uma curiosidade, uma abertura, uma paixão”, seguiu ele na carta em questão.

“Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos)”, seguiu. “Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes”, completou.

Jornalistas na pandemia

O papa também aproveitou a carta para criticar aquilo que chamou de “manipulações de informações na internet”. Ele não falou exatamente a palavra fake news, mas suas palavras levam a acreditar nisso.

“Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”, afirmou o pontífice no fim da sua carta. “Se por um lado pode haver mais velocidade no fluxo da informação, por outro há o risco da sua manipulação. É portanto um risco que chama a todos a uma responsabilidade”, completou.

O Papa Francisco costuma fazer vários elogios aos jornalistas. Essa não é a primeira vez que ele faz isso. Seja como for, é a primeira vez que ele fala sobre fake news.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.