Países europeus adotam restrições temendo 5ª onda de Covid

Novas ações são tomadas para conter o avanço da doença.

0

Um alerta se instaurou em alguns países europeus com medo da 5ª onda de Covid-19. Afinal, de acordo com a OMS, a Europa passou a ser novamente um epicentro da doença. Com isso, alguns países adotaram restrições no período que antecede o Natal.

Com a chegada do inverno no hemisfério norte, as autoridades se preocupam com a proliferação do vírus. Isso porque ele se espalha facilmente nos meses mais frios, especialmente quando as pessoas se reúnem em casa.

países europeus

Os países europeus atingidos pela nova onda da Covid-19 são os do leste do continente. Eles possuem um número menor de vacinados. Porém, os países com alta taxa de imunização também pode ser contaminados.

Novo lockdown na Áustria

Para conter o caos que está nos países europeus, o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg anunciou que, a partir do dia 22 novembro, será instaurado um novo lockdown no país. A medida é para toda a população, inclusive para os estados onde há mais imunizados. Além disso, a vacinação obrigatória será a partir do dia 1 de fevereiro de 2022.

Há pouco tempo a Áustria adotou a medida de bloqueio para os não vacinados. Agora, decretou o lockdown. De acordo com o Chanceller, as UTIs estão em situação crítica, pois há muitas pessoas que ainda não se vacinaram.

Desde o dia 15 de novembro, as pessoas que não se vacinaram na Áustria não podem sair de casa. Com exceção para fazer compras, receber atendimento médico ou fazer exercícios físicos.

A Áustria possui 8,9 milhões de habitantes, mas somente 66% estão devidamente imunizados. As recentes medidas adotadas pelo governo já estão tendo efeito positivo, pois aumentou o número de pessoas que querem se vacinar.

Países europeus: Romênia e Bulgária

Infelizmente, dentro dos países europeus a Bulgária bateu o recorde de mortes na semana passada. Chegou a 1.186 óbitos, com mais de 90% das vítimas não vacinadas.

O país vizinho, Romênia, o pico da doença parece ter passado, mas a média de mortes estacionou em 300 pessoas por dia. Famílias inteiras morreram no país, que perdeu ao equivalente a uma cidade pequena por dia no mês de outubro. Jovens com menos de 30 anos, sem comorbidades e em sua maioria não vacinados estão entre os óbitos.

A Bulgária e a Romênia são os países europeus mais atingidos com a nova onda da Covid-19, afinal, possui a menor taxa de vacinação. A média é de 43% das pessoas imunizadas.

Outros países europeus

Os outros países da Europa também estão tomando medidas restritivas para conter a 5ª onda da doença. Os setores de lazer são os mais afetados, pois em muitos locais as atividades deverão se encerrar mais cedo. Mas em outros, terá o lockdown.

Portugal, o país mais vacinado do mundo, volta com o uso obrigatório de máscaras para proteger a população. A Irlanda também adotou novas medidas, voltando com o home office.

A Alemanha e a França pretendem entrar em lockdown. Além disso, as festas de fim de ano não devem ser programadas, afinal, tudo ainda está muito incerto.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.