Contribuir com o INSS é importante para todos, pois dá acesso a vários benefícios como: auxílio-doença, aposentadoria, pensões entre tantos outros. No entanto, como pagar contribuições em atraso do INSS? Pensando nisso, hoje, nós, do Brasil123, vamos contar como fazer e te dar um passo a passo completo para você realizar as suas contribuições. Acompanhe.
Esse questionamento acaba gerando algumas dúvidas aos segurados. Afinal, quem deve fazer esse pagamento? Sendo assim, esclarecemos que a contribuição do INSS deve ser paga pelo(a):
Assim, os atrasos no pagamento da contribuição normalmente acontecem quando a própria pessoa é responsável pelo pagamento da contribuição. Dessa forma, existe um tempo limite para pagar as contribuições em atraso:
Em ambas as situações, você pode emitir a GPS (Guia de Previdência Social) diretamente no site da Receita Federal. Ou seja, em caso de contribuição facultativa até 6 meses de atraso e contribuição individual de autônomo com menos de 5 anos de atraso. Então, veja como:
A alíquota, a multa e os juros são calculados automaticamente pelo site da Receita Federal. Assim, nos casos de contribuições atrasadas até 5 anos, o cálculo será:
Aqui, vemos um outro caso que também requer atenção dos segurados que estão em atrasos com o INSS. Nos casos de contribuições atrasadas mais de 5 anos, o cálculo é da seguinte forma:
Portanto, agora que você já sabe como pagar contribuições em atraso do INSS, regularize a sua situação para conseguir todos os benefícios do INSS!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…