Pagamento do PIS/PASEP ‘esquecido’ começou hoje; veja como receber

O governo federal liberou nesta quinta-feira (31) um valor total de R$ 208 milhões para cerca de 320 mil trabalhadores. A saber, o valor se refere ao PIS/PASEP do ano-base de 2019 que não foi sacado no tempo devido.

Em resumo, os trabalhadores deveriam ter feito o saque dos seus abonos entre julho de 2019 e junho de 2020. Contudo, deixaram de sacar o valor no tempo determinado. Agora, estes trabalhadores têm a chance de reaver os valores “esquecidos”.

Vale destacar que este valor não faz parte do lote liberado neste ano, referente ao ano-base de 2020. Nesse caso, os pagamentos do PIS/PASEP tiveram início em 8 de fevereiro. Aliás, hoje foi liberado o pagamento do último lote do abono salarial.

Veja como sacar o PIS/PASEP

Para realizar o saque do valor “esquecido”, o trabalhador precisará fazer uma requisição formal de reemissão. A saber, o pedido poderá ser feito presencialmente ou por e-mail.

No primeiro caso, o trabalhador deverá se dirigir a uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho portando um documento com foto. Então, basta solicitar a liberação do abono.

No entanto, caso prefira fazer pela Internet, deverá enviar a sua requisição de reemissão ao endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br. Nesse caso, o trabalhador deverá substituir as letras “uf” do e-mail pela sigla do estado em que reside. Por exemplo, caso o trabalhador resida em São Paulo, deverá enviar o e-mail para trabalho.sp@economia.gov.br.

“Caso a pessoa peça a reemissão, ela terá até dia 29/12 para sacar. E se não sacar somente poderá no calendário do próximo ano pedindo novamente a reemissão”, disse o Ministério do Trabalho em nota.

Quem pode sacar o valor do abono “esquecido’?

Os trabalhadores que têm direito ao saque do PIS/PASEP precisam atender os seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2019;
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos por mês com carteira assinada;
  • Possuir inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos, contados até 2019;
  • Estar com os seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Em suma, os trabalhadores podem receber um valor entre R$ 92 e R$ 1.100, a depender da quantidade de meses trabalhados em 2019. Para saber qual o valor do pagamento, basta multiplicar R$ 92 pela quantidade de meses trabalhados em 2019.

Por fim, os interessados em saber se possuem direito ao valor “esquecido” podem ligar para o telefone 158 ou consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

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Ruan Samarone

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