Osiris-Rex da NASA está prestes a pousar no asteroide Bennu

0

       

Em uma estreia para a agência espacial, a espaçonave do tamanho de uma van tentará roubar lembranças espaciais para levar para casa na Terra. Mas pode não ser fácil.

A espaçonave Osiris-Rex da NASA tocará brevemente um grande asteroide na próxima semana e pegará algumas rochas e poeira de sua superfície para ser devolvida à Terra para estudos.

O evento marca uma grande estreia para a NASA e um benefício potencial para a ciência, exploração espacial e nossa compreensão do sistema solar.

 

Bate e volta

 

A coleta de amostras do asteróide 101955 Bennu (“touch-and-go” – TAG, ou “bate e volta”) está programada para ser realizada na terça-feira, 20 de outubro, por volta das 15:12 horas.

A NASA transmitirá a manobra TAG ao vivo na TV da NASA e no site da agência a partir das 18h de terça-feira, horário de Brasília.

E quando essa missão começou?

Osiris-Rex como conceito existe desde pelo menos 2004, quando uma equipe de astrônomos propôs a ideia à NASA pela primeira vez.

Após mais de uma década de desenvolvimento, a espaçonave foi lançada do Cabo Canaveral, Flórida, em 8 de setembro de 2016, sobre um foguete Atlas V da United Launch Alliance, uma joint venture da Lockheed Martin e da Boeing.

 

Ensaio

 

A nave passou os 26 meses seguintes em viagem para Bennu, chegando oficialmente em 3 de dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da missão passou quase dois anos orbitando a rocha espacial em forma de diamante, analisando e mapeando sua superfície para selecionar o melhor ponto de amostragem.

Nos últimos meses, os ensaios começaram antes da próxima tentativa de coleta de amostras, e agora a equipe diz que está pronta para a manobra TAG em Bennu.

Bennu é o que é chamado de asteroide “pilha de entulho”, ou seja, foi formado no passado cósmico profundo quando a gravidade forçou lentamente a união de restos de uma colisão antiga.

O resultado é um corpo em forma de algo como um diamante com um diâmetro de cerca de 500 metros e uma superfície espalhada com grandes pedras e rochas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.