Os problemas e vantagens do ar-condicionado

1

O ar-condicionado é o seu melhor amigo na busca pelo conforto térmico. Por isso, estabelecer a sua temperatura preferida significa criar o ambiente perfeito para relaxar e curtir o dia do jeito que você mais gosta.

Além disso, o ar-condicionado também é aliado da sua saúde e bem-estar. Então, se utilizado nas condições ideais, o uso do aparelho pode melhorar a qualidade do ar  e facilitar ainda mais a sua rotina.

Porém, com a chegada o verão, o uso do ar-condicionado aumenta consideravelmente. Isso pode trazer problemas nas vias respiratórias. Antes restrito ao ambiente de trabalho, hoje ele é muito mais acessível e disponível para os domicílios e, principalmente, automóveis.

Benefícios do ar-condicionado

Se souber usar, o ar-condicionado tem mais benefícios que malefícios! Afinal, ele climatiza o ambiente, deixando-o mais confortável, filtra as partículas do ar e diminui o barulho externo.

Malefícios

Contudo, o ar-condicionado resfria e resseca o ambiente. Por isso, pode provocar ressecamento, congestão e obstrução nasal. Além disso, criamos o entra e sai de altas e baixas temperaturas. Ou seja, essas condições são bastante adversas para as vias respiratórias.

Ambientes refrigerados costumam ser lacrados, o que dificulta o arejamento dos ambientes e aumenta a disseminação de doenças e partículas inaladas.

Ficamos bastante reféns dos cuidados de manutenção dos aparelhos, limpezas dos filtros e limpeza adequada dos carpetes geralmente presente nestes ambientes.

Dicas para a saúde

  • Lave o filtro de ar (tela) a cada 15 dias ou um mês e limpe a parte externa com pano úmido;
  • Faça manutenção com profissional especializado a cada seis meses ou uma vez ao ano
  • Evite usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas, porque existe maior chance de danificar as células ciliadas do nariz. A temperatura ideal é 23 ou 24 graus;
  • Esses cuidados também valem para o ar condicionado do carro (veja como limpá-lo aqui);
  • Lavar o nariz com soro fisiológico pelo menos 2 vezes ao dia;
  • Umidificar o ambiente também é importante! Pode ser usado uma toalha molhada, bacia com água ou umidificadores
Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.