Os 6 benefícios da corrida para saúde física e mental

1

 

Com apenas um tênis, uma roupa confortável e um alongamento, é possível realizar um dos esportes mais praticados pelos brasileiros, a corrida. Todos aqueles que praticam amam o esporte e, talvez, aqueles que ainda não praticam, desconheçam os benefícios da corrida para a saúde.

Previne doenças cardiovasculares: entre as doenças que mais causam morte no Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais. Assim, a prática frequente da corrida ajuda no bom funcionamento cardíaco e reduz a pressão arterial. Ademais, a corrida ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim) e melhora o HDL (colesterol bom).

Fortalece os ossos: a osteoporose é uma doença que afeta grande parte da população, principalmente as mulheres. Por sua vez, a corrida é uma prática que gera impacto sobre os ossos e articulações, desencadeando um aumento da densidade óssea. Bastante recomendado para as mulheres no momento pós-menopausa, por ser comprovado que as mulheres aumentam o déficit ou debilidade nos ossos durante esse período.

Ganho de massa muscular: em conjunto com uma dieta adequada, os benefícios da corrida para saúde são inúmeros, como o fortalecimento dos membros inferiores e ganho de massa muscular em outras partes do corpo, como braços e região abdominal. Com objetivo de adquirir ainda mais força, é recomendado praticar a corrida em terrenos com características distintas para provocar estímulos contínuos em regiões diferentes durante a corrida.

Reduz os sintomas depressivos: com a prática da corrida, os níveis de estresse diminuem devido a um aumento da produção de endorfina e dopamina, substâncias responsáveis por causar a sensação de felicidade e bem-estar. Muitos estudos já comprovaram que a corrida pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos.

Auxilia o cérebro Os benefícios da corrida para saúde do cérebro são impressionantes. Pesquisas já comprovaram que a relação entre corrida e cérebro são positivas, já que essa atividade melhora a oxigenação, estimula as células nervosas e condução neuromuscular, proporcionando aumento de ganho na aprendizagem. Assim, para prevenção de doenças do tipo esclerose múltipla, Alzheimer e demência demonstram um bom resultado com a prática.

Melhora o sono: o descanso é uma das cinco necessidades fundamentais do ser humano. Então, ter um bom descanso está completamente ligado à qualidade de vida. Dessa forma, pessoas que possuem dificuldades para dormir, ao começarem a praticar a corrida, atividade com grande gasto calórico e esforço físico, observará noites melhores.

Contudo, mesmo com os benefícios da corrida para saúde, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente para evitar lesões. Então, antes de iniciar uma corrida, é necessário um alongamento dos membros e fortalecimento dos músculos com treino de força na academia.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Veja também: Os 6 benefícios da corrida para saúde física e mental […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.