Um grupo que conta com 27 parlamentares que são oposição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (12) a criação de uma força tarefa que terá como objetivo realizar uma fiscalização especializada dos ministérios da atual administração.
De acordo com informações do canal “CNN Brasil”, a divisão de qual parlamentar fiscalizará qual pasta já foi definida. O senador Marcos Pontes (PL), por exemplo, será o responsável por fiscalização do Ministério da Ciência e Tecnologia, uma pasta que ele mesmo comandava até o ano passado, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O senador Jorge Seif (PL) será outro que fiscalizará uma pasta que conhece bem: a da Pesca. Ele era secretário do órgão no governo anterior – ele também ficará responsável por averiguar o que tem feito o Ministério dos Portos e Aeroportos.
Dentre os deputados no grupo, destacam-se, por exemplo, o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), ex-promotor do Ministério Público e integrante da Java Jato. Ele, juntamente com o também deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil), fiscalizará o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos), que era vice-presidente da República na gestão Bolsonaro, será o responsável por fiscalizar o Ministério dos Transportes. A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil), esposa do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil), fiscalizará o Ministério da Saúde.
Abaixo você confere a lista completa com os parlamentares e também o órgão que será fiscalizado por ele:
Matéria em atualização
Leia também: Quase metade dos brasileiros diz que Lula fez menos do que o esperado
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…