O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao Brasil pedindo explicações sobre as ameaças deferidas à democracia e aos direitos humanos nos últimos três anos, ou seja, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro ironiza publicação de Anitta no Twitter
De acordo com o colunista Jamil Chade, do portal “UOL”, a carta foi entregue ao Palácio do Planalto que, até o momento, ainda não confirmou o recebimento do documento, que lista, dentre outros fatos:
Recentemente, o governo do Brasil apresentou ao comitê informações sobre os direitos humanos. No entanto, o documento apresentava informações somente até o final de 2018, período que o país não era governado por Bolsonaro.
Agora, a ONU quer explicações sobre a atual estrutura legal em vigor para punir a corrupção e também dados sobre o número de investigações, processos e condenações por corrupção, o que inclui a natureza e o nível dos réus e ainda informações atualizadas sobre as investigações iniciadas por conta da Operação Lava-Jato.
De acordo com o colunista do “UOL”, a ONU também pediu ao governo do Brasil “informações sobre o progresso feito para responsabilizar os autores de abusos históricos dos direitos humanos durante o período da ditadura militar (1964-1985), incluindo a elaboração da implementação concreta das recomendações da Comissão de Anistia e da Comissão Nacional da Verdade”. O tema Ditadura Militar volta à tona porque, diferentemente dos presidentes recentes, Bolsonaro não considera o evento de 1964 um golpe, ignorando ainda os relatos de tortura no período.
Leia também: Estudo mostra que apoio a Bolsonaro está ligado a maior mortalidade por Covid-19
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…