O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) suspendeu o programa de incentivo à redução do consumo de energia por grandes consumidores, como a indústria. A saber, o governo publicou uma portaria com as diretrizes desse programa em 23 de agosto devido à situação crítica dos reservatórios de hidrelétricas.
Em resumo, o programa incentivava a indústria e os grandes consumidores de energia a reduzir o consumo de energia. Além disso, indicava o uso energético fora dos horários de maior demanda do sistema elétrico. Tudo isso para evitar a sobrecarga no sistema elétrico, que poderia ocasionar apagões no país.
Vale lembrar que o ONS alertou no final de agosto que o país não teria capacidade de gerar energia elétrica suficiente para atender à demanda da população a partir de outubro. Inclusive, o Brasil precisou acionar mais termelétricas, que são mais caras que as hidrelétricas. Por isso, os brasileiros vêm pagando cada vez mais caro para ter energia em casa.
A suspensão do programa ocorreu devido a projeções mais positivas do ONS em relação às chuvas nas regiões das termelétricas. “A melhora das condições hidroenergéticas, a efetividade dessas ações emergenciais e a garantia de suprimento de energia em 2021 são os principais motivadores da decisão do Operador”, disse o ONS em nota.
Contudo, o órgão não descartou a possibilidade de retorno do programa em 2022, “caso seja identificada a necessidade de recursos adicionais para atendimento à demanda por energia elétrica no país”.
A saber, o Brasil continua enfrentando a maior crise hídrica na região das hidrelétricas dos últimos 91 anos. O ONS vem analisando de perto todas as possibilidades de chuva nestas regiões. E o mais recente revelou condições mais otimistas de chuva nas regiões.
Em suma, os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis pela geração de cerca de 70% da energia de todo o país. E são justamentes estas áreas que vêm sofrendo com a falta de chuvas nos últimos tempos. A propósito, os reservatórios devem chegar a 19,2% da sua capacidade no fim de novembro.
Leia Mais: União paga R$ 662 milhões em dívidas atrasadas de estados em outubro
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…