Onfaloplastia: a cirurgia que corrige a aparência do umbigo

0

Perda de peso repentina, gravidez e “efeito sanfona” são as causas mais comuns de excesso de pele na região do umbigo, que levam os pacientes a procurar por uma cirurgia de correção. A onfaloplastia, como é chamada tecnicamente, é um procedimento que melhora a forma e o contorno da região podendo ser realizada também durante a abdominoplastia ou correção de uma hérnia umbilical.

A aparência do umbigo pode ocasionar desconforto emocional em homens e mulheres.
Mulheres que passaram por uma gestação, pacientes que perderam peso ou ainda, deformidades e cicatrizes na região umbilical podem ter correção. Esse procedimento é um dos que deixa a cicatriz escondida, visto que o umbigo já é uma cicatriz, dando um aspecto agradável e novo ao abdômen.

Objetivo da onfaloplastia

A onfaloplastia é a cirurgia para deixar o umbigo mais bonito e harmônico. Nesse sentido, ela repara cicatrizes causadas pelo piercings, corrige a projeção exagerada e elimina a flacidez ao redor do umbigo.

Indicação da onfaloplastia

Ela tem indicação na maioria das vezes para os casos de excesso de gordura e pele na região, após a gravidez, pessoas que sofreram com o efeito safona ou saíram da obesidade, portadores de hérnia umbilical e ainda quando o umbigo apresenta um formato inestético congênito.

Técnicas

Nesse sentido, uma das técnicas mais comuns consiste em primeiro desenhar a incisão cutânea que será feita. Ela pode ser circular, semicircular, elíptica, quadrangular, lineal vertical ou horizontal, em cruz, ou mesmo em forma de U, T, V, Y.

Depois, trabalhando por meio de incisões muito pequenas e pouco perceptíveis, feitas no fundo do umbigo, o cirurgião removerá o excesso de gordura e tecido. Assim, remodelará o umbigo para um formato mais atraente e natural.

Por isso, é fundamental conversar com o seu cirurgião sobre o que se espera esteticamente no resultado dessa cirurgia.⠀

Por fim, veja também: Dicas para cuidar das cicatrizes, confira!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.