OMS diz que variante de Manaus foi encontrada em 8 países

3

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a variante de Manaus já foi encontrada em oito países.  Ainda não existem estudos sobre a gravidade e  transmissibilidade da variante P.1, porém alguns países, como Portugal, já fecharam suas fronteiras para brasileiros.

Além da variante de Manaus, já foram encontradas outras mutações no Reino Unido e na África do Sul. De acordo com a OMS, a variante britânica já se espalhou por 70 países e está em todos os continentes. Já, a variante da África do Sul está presente em 31 países.

A variante de Manaus

Na última terça-feira (26) o Governo do estado de São Paulo confirmou os 3 primeiros casos da variante de Manaus na capital paulista. Segundo dados oficiais, antes destes 3 casos a variante não havia sido encontrada em outros estados brasileiros.

Nesta quarta-feira (27) Portugal, por meio do Ministério do Interior, suspendeu os voos entre o Brasil e o país. A medida começa a valer a partir da próxima sexta-feira (29) e vai até o dia 14 de fevereiro. O governo português justificou a decisão devido a piora da pandemia e a descoberta da variante de Manaus.

Ainda, segundo o Ministério, apenas voos humanitários e de repatriação estão liberados. Contudo, os viajantes deverão apresentar resultado de teste negativo para a Covid-19, feito nas 72 horas anteriores ao embarque. Bem como, deverão fazer quarentena de 14 dias.

O Ministério do Interior português disse que as regras para impedir a disseminação da variante de Manaus são as mesmas impostas ao Reino Unido, que visam impedir a disseminação da mutação britânica.

Números da pandemia ao redor do mundo

Segundo dados da OMS e do Ministério da Saúde, até a última terça-feira (26), o Brasil registrou 8.933.356 milhões de casos de Covid-19, destes 218.878 mil pessoas vieram a óbito em decorrência da doença. Já, ao redor do mundo os números de casos confirmados são de 99.363.697 milhões.

Leia também:
Pazuello terá que explicar por que comprou cloroquina
Mundo passa de 68 milhões de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Acesse diariamente o site do Brasil 123 para acompanhar todas as notícias sobre a variante de Manaus, bem como economia, política, concursos, saúde e bem-estar. Se tiver gostado da notícia, compartilhe com um amigo!

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] Leia também: OMS diz que variante de Manaus foi encontrada em 8 países […]

  2. […] contra a variante. A variante, que pode ser resistente às vacinas que já existem, teria surgido em Manaus, uma das cidades mais afetadas pelo vírus até […]

  3. […] mundo é muito conectado e já é grave o fato de encontrarmos [a variante] em Manaus. São Paulo é a principal rota dos aviões que vêm de Manaus, então, é de se esperar que São […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.