Ômicron: EUA confirmam 1º caso de transmissão comunitária da nova variante

Autoridades dizem que vacina é melhor proteção contra a nova variante

0

Os EUA confirmaram o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ômicron nesta quinta-feira (2). O paciente infectado é do estado de Minnesota, mas provavelmente contraiu o coronavírus durante viagem à cidade de Nova York.

De acordo com a agência estadual de saúde do estado de Minnesota, o paciente informou que havia viajado à Nova York para participar da convenção Anime NYC 2021, no Centro Javits, entre os dias 19 e 21 de novembro. Ele disse que começou a sentir sintomas leves no dia 22 de novembro.

“Estamos cientes de um caso da variante ômicron identificado em Minnesota que está associado a uma viagem para uma conferência na cidade de Nova York e deveríamos supor que existe uma transmissão comunitária da variante em nossa cidade”, disse o prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, em comunicado oficial divulgado hoje.

“Estamos trabalhando com o governo do estado e o CDC, assim como com os organizadores do evento, e nossos agentes de rastreamento irão contatar os participantes da conferência.”, acrescentou o prefeito.

Autoridades dos EUA dizem que vacinação é a melhor proteção contra a Ômicron

De Blasio aproveitou a oportunidade para voltar a pedir para a população da cidade de Nova York tomar a vacina contra Covid-19.

“Eu peço para todos os nova-iorquinos se vacinarem, usarem máscaras em lugares fechados e em público, e ajudar nossa cidade a vencer esse vírus de uma vez por todas.”, completou o prefeito.

Durante a semana, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que a melhor proteção contra essa e qualquer outra variante é a vacina contra Covid-19. Hoje (2), o governo passou a exigir teste negativo para Covid-19 a todos os viajantes a partir de 2 anos de idade que entram no país, além do certificado de vacinação.

O governo americano deve divulgar um plano de enfrentamento à Covid-19 para preparar a população para o inverno, período que historicamente é marcado pelo aumento de infecções respiratórias.

“O presidente apresentará um plano muito robusto, fará de tudo para nos preparar para o inverno e nos preparar para a nova variante”, afirmou o coordenador da reação à Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, à emissora MSNBC.

O caso da Ômicron detectado em Minnesota é o segundo caso identificado nos EUA. O primeiro foi confirmado ontem (1°) no estado da Califórnia. No entanto, o morador da Califórnia havia viajado à África do Sul.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.