OCDE melhora previsão para o PIB do Brasil

Organização passou a prever queda de 6,5% no PIB do Brasil; anteriormente, a OCDE estimava recuo de 7,4% para a economia brasileira

0

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) melhorou a previsão de queda do PIB do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os serviços e produtos produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Anteriormente, a OCDE previa um recuo de 7,4% na economia brasileira. Agora, a organização estima queda de 6,5% no PIB do Brasil, conforme informação divulgada hoje (16).

Para 2021, a organização estima crescimento de 3,6% no PIB do Brasil. Todavia, a OCDE destaca que “as perspectivas são muito incertas, porque dependem das hipóteses relativas à propagação do vírus e à evolução das políticas macroeconômicas”.

PIB do Brasil

Contudo, a OCDE estimou uma queda maior do PIB do Brasil que o mercado financeiro brasileiro, que previu uma queda de 5,11% do PIB do Brasil nesta semana.

Já a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a previsão de queda da economia em 4,7% para este ano.

Enquanto o Banco Mundial estima queda de 8% no PIB brasileiro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um tombo de 9,1% em 2020.

Recessão Mundial

Além disso, a OCDE afirmou que a recessão mundial será menos profunda que o previsto inicialmente em 2020. Isto porque a economia global parece estar se recuperando da crise decorrente da pandemia do novo coronavírus mais rápido do que se imaginava há alguns meses.

Ainda assim, a OCDE projeta uma retração de 4,5% na economia mundial este ano. Apesar de não ter precedentes na história, a projeção é melhor que a anterior, de 6%.

Por outro lado, o ritmo de recuperação em 2021 será menos intenso, conforme a OCDE. A projeção é de crescimento de 5%, ante estimativa anterior de alta de 5,2%.

Porém, a OCDE alertou que se a pandemia retomar e os governos adotarem medidas mais rigorosas para contê-la, pode haver um corte de 2 a 3 pontos percentuais na projeção para 2021.

Fique por dentro de todas as notícias sobre Economia no Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.