Hoje nós contaremos para você o que significa quando os leucócitos estão altos.
O corpo humano é composto por vários sistemas. Temos o sistema nervoso, o sistema muscular, o sistema digestivo, o sistema cardiovascular, enfim, cada sistema que compõe o corpo humano tem sua função e todos estão ligados, como uma máquina, e são comandados pelo mesmo aparelho, o cérebro.
Além desses sistemas que citamos acima, temos também o sistema imunológico, que, como todos já sabem, é responsável por proteger o organismo e combater qualquer tipo de problema que prejudique o bom funcionamento do corpo humano.
Os leucócitos, fazem parte do sistema imunológico, e quando estão em níveis altos pode ser um sinal de alerta.
Por isso, não deixe de ler até o fim, pois separamos algumas informações sobre isso para que você possa entender quais as causas dos leucócitos estarem altos.
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células que se originam na medula óssea e que atuam no sistema imunológico, ajudando no combate de muitas doenças, como infecções por vírus ou bactérias, doenças causadas por parasitas e até mesmo algumas alergias no organismo.
Além disso, os glóbulos brancos também são responsáveis pela cicatrização de feridas abertas e servem de indicadores de doenças graves que conseguem atacá-lo, como o câncer, por exemplo.
Os leucócitos são divididos em cinco categorias: os neutrófilos, os linfócitos, os monócitos e os eosinófilos. Cada um atua em uma área diferente do corpo, mas todos têm as mesmas funções.
leucócitos estão altos – Reprodução CanvaOs leucócitos podem ser medidos através de um exame chamado leucograma e os valores de referência são:
Se os números estiverem alterados, tanto para mais quanto para menos, significa que alguma coisa não está certa e é preciso investigar junto ao seu médico.
Quando os níveis de leucócitos estão abaixo do normal, significa que a pessoa está com leucopenia, que é quando o sistema imunológico está baixo.
Isso pode acontecer devido ao uso de quimioterapia, doenças autoimunes, doenças hepáticas, diabete, radioterapia, má alimentação, falta de hidratação e sedentarismo.
Já quando os leucócitos estão mais altos do que os valores de referência pré-estabelecidos. Pode ser um sinal de alerta dado pelo corpo devido a alguma infecção bacteriana, estresse em excesso, exercícios irregulares, traumatismos. Ou até mesmo um sinal de alguma doença mais grave, como a leucemia.
Então, essa situação denomina-se leucocitose.
Todas às vezes que os níveis de leucócitos estiverem altos, é uma indicação de que o organismo está com alguma variante atacando-o. Ademais é por isso é bom sempre ficar de olho e fazer exames sempre que possível.
Sendo assim, agora que você já sabe o que significa, é só ficar atento ao número de seu exame e procurar um médico todas às vezes que julgar necessário!
Além disso, é muito importante que você cuide da sua saúde e procure fazer exames de rotina.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…