O universo das criptomoedas é bastante vasto que existem diversos tipos de criptomoedas. Nelas, temos as moedas digitais de pagamento, como o bitcoin, mas também temos moedas de jogos, moedas de sistemas e, ainda, um tipo diferente. Estamos falando das stablecoins, que são ativos que têm uma volatilidade menor.
Ainda, eles são importantes para que você tenha alternativas para o câmbio. Com as stablecoins, você consegue ter moedas descentralizadas sem que tenha uma grande variação de preços. Além disso, elas são moedas com lastro em moedas consolidadas na vida das pessoas.
Como o próprio nome diz, as stablecoins são moedas que têm um valor estável se comparado com os preços de outras criptomoedas. Isso porque elas têm um lastro em moedas reais que não permite que a variação seja grande. E isso tem utilidade prática, o que aumenta ainda mais o carisma dos grandes investidores por essas moedas.
Isso porque, se o intuito das moedas digitais é ganhar espaço nas transações de compra e venda, é preciso que elas tenham uma baixa variação de preço. Como isso ocorre com as stablecoins, isso significa que a aceitação delas pelos países tende a ser maior. E isso acontece, também, por conta dos lastros. Um exemplo é o Tether, que tem lastro no dólar. Isso quer dizer que a empresa dona da moeda precisa ter dólares reais para cobrir as diferenças nas cotações e justificar os preços pelo mercado. Com isso, o Tether, assim como a Pax Dollar, do Mercado Pago, podem ser usadas para fazer um câmbio praticamente exato com o dólar. Isso serve para driblar os impostos federais, além de dar margens para resgates em dólar em contas estrangeiras. Dessa forma, as stablecoins têm grande uso na prática, o que melhora sua imagem perante os economistas.
Além disso, elas são de fácil acesso e também podem proteger o seu patrimônio das variações do dólar, por exemplo. Por isso, tê-las em carteira pode ser uma excelente forma que ganhar no mercado enquanto as bolsas brasileiras caiam.
Foto: UnsplashPara investir em stablecoins, é preciso conhecer as principais. Atualmente, apenas moedas lastreadas no dólar ganharam relevância no mundo, mesmo que já exista outras com lastros diferentes. Dessa forma, também é possível diversificar entre diferentes lastros, de forma a se proteger ainda mais do cenário mundial.
A principal stablecoin do mundo é o Tether, que tem o lastro em dólar. Contudo, existe a Lugh (EURL), que tem lastro no euro, uma das principais moedas do mundo. Ainda, existe a Pax Gold (PAXG), que tem o lastro em ouro, um dos ativos mais seguros do mundo.
Para isso, basta abrir a conta em uma corretora que contenha essas moedas. Isso porque nem todas as exchanges têm todas as criptomoedas, o que pode afetar as suas operações. Atualmente, a Binance possui as três moedas citadas aqui, além de ter uma das menores taxas de compra e venda para as moedas digitais.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…