Fodmap é uma sigla, em inglês, que classifica os alimentos mais fermentáveis da família de carboidratos, divididos em oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Em outras palavras, os fodmaps são alimentos muito fermentáveis por terem carboidratos que não são bem digeridos pelo trato digestivo, devido a substratos rapidamente fermentados por microorganismos intestinais.
Igualmente, podemos dizer que são carboidratos de cadeia curta e álcoois de açúcar mal absorvidos pelo organismo. Essas substâncias produzem dióxido de carbono, hidrogênio e gás metano – ou seja, gases –, expandindo o intestino.
Eles podem desencadear diarreia, distensão abdominal, flatulência, sintomas de má digestão e cólica abdominal. Estes sintomas são extremamente prevalentes nos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII). Por isso, a maior parte dos estudos relaciona redução destes sintomas após dieta com baixo teor de fodmap em pacientes com SII.
Além disso, os fodmaps estão presentes em diversos alimentos e ingredientes, desde frutas a conservantes.
Obviamente que, como temos nossa individualidade bioquímica, fisiológica e metabólica, não é todo mundo que tem os sintomas quando come os alimentos ricos em fodmaps. Porém, vale observar se quando você come, sente algum desconforto intestinal.
Por isso, para minimizar esses sintomas, deve-se elaborar uma dieta fodmaps com acompanhamento do nutricionista. Enfim, a função dele é assegurar sua boa saúde e bem-estar, mantendo os nutrientes importantes para o seu organismo durante o processo.
Por fim, veja também: Alimentação infantil saudável em tempos de pandemia.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…