O que são doenças autoimunes?

1

O sistema imune do nosso corpo pode desregular e, quando isso acontece, ele começa a atacar a si próprio, então você pode formar, por exemplo, uma alopécia onde seu cabelo começa a cair, pode formar a Síndrome de Sjögren conhecida como DOS (Síndrome do Olho Seco), Lúpus, entre outras.

O que as pessoas não sabem é que a maioria das doenças autoimunes começam e terminam no intestino. Seu intestino pode estar deixando vazar para o sangue alimentos não digeridos.

Por exemplo: você come um frango e um pedaço da proteína do frango vasa pra dentro do sangue. Quando essa sustância cai no sangue é considerada um corpo estranho, o seu sistema imunológico (sistema imune) cria um anticorpo contra aquele pedaço de proteína que caiu ali. Lá na sua tireoide, você tem um pedaço de proteína parecido com aquele pedaço de proteína do frango que vasou.

Doença autoimune tem cura?

Muitas pessoas que descobrem que possuem doença de crohn, vitiligo, psoríase, entre outras doenças autoimunes, acreditam que vão morrer sofrendo com ela.

Mas a verdade é que durante muito tempo foi assim, como com esclerose múltipla por exemplo, uma das autoimunes mais “pesadas”.

Existem dois pontos que devem ser considerados:

Intestino: Enquanto eu não tratar e não fizer o reparo intestinal, não poderei curar a doença autoimune. Eu tenho que tratá-la, cuidar da sintomatologia, mas eu também tenho que cuidar do intestino. É necessário mudar o hábito alimentar, deixar de comer alimentos que não me fazem bem (que por si só, são inflamatórios) e cuidar da minha microbiota.

Sistema Imunológico: O sistema imunológico precisa estar funcionando muito bem, e um bom indicador para saber como anda nosso sistema imunológico é a vitamina D. É extremamente comum os pacientes diagnosticados com com essas doenças terem níveis baixos de vitamina D.

Agora que já tem essas informações, aproveite e peça um exame pra saber os seus níveis de vitamina D na sua próxima consulta com o seu médico, por esse exame você pode ter uma “noção” do que está acontecendo com o seu sistema imunológico.

Cuide-se!

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Por fim, veja também: O que são doenças autoimunes? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.