As doenças auto-imunes designam um grupo de doenças em que o próprio sistema imunológico ataca o nosso organismo. Com isso, o sistema que é responsável pela defesa do corpo humano contra invasores como vírus e bactérias começa a combater células saudáveis e causa sintomas graves.
Ou seja, é como se o organismo deixasse de trabalhar como deveria e o corpo começa a apresentar os sintomas por causa disso. Geralmente, essas doenças acontecem com maior frequência em mulheres e ainda não é possível apontar um motivo causador dessas doenças, já que estudos ainda não comprovam essa questão.
As doenças autoimunes dividem-se em dois tipos diferentes: sistêmicas e síndromes locais. No primeiro caso, a atuação do sistema imune faz com que vários órgãos sejam afetados ou até mesmo todo o organismo sofre de alguma maneira direta ou indireta. Um exemplo é a Esclerose Lateral Amiotrófica que acontece quando o sistema imunológico leva o paciente à perda dos movimentos musculares.
Desse modo, dificuldade de comunicação entre o cérebro e corpo todo causa uma série de problemas que a ELA traz para as pessoas. Outro exemplo de doença auto-imune é a doença celíaca que acontece quando paciente ingere alimentos que contenham glúten em sua composição.
Outro tipo de doença autoimune é a artrite reumatóide, em que as cartilagens são atacadas pelo sistema imunológico. Essas síndromes caracterizam as doenças que estão ligadas a certas partes do corpo como, por exemplo, a tireoidite de Hashimoto, doença que leva à destruição das células da glândula.
Os sintomas mais comuns entre as doenças autoimunes podem variar de acordo com cada variedade de doença que cada pessoa está passando. Além disso, o grau de avanço da doença, bem como a idade e o estilo de vida também influenciam muito nos sintomas apresentados pelas doenças autoimunes.
Entre os sintomas mais frequentes em todos os pacientes em qualquer grau da doença autoimune podemos citar o mal estar, o ganho excessivo e rápido de peso, as dores fortes e alguns outros sintomas que alguns pacientes relatam. Desse modo, é preciso procurar ajuda médica quando algum sintoma aparecer.
Um exemplo é a Esclerose Lateral Amiotrófica que leva o paciente à perda dos movimentos musculares – Reprodução AdobeStockAssim como os sintomas podem variar de acordo com os tipos e gravidades das doenças autoimunes, o tratamento também pode ser diferente. Desse modo, o tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos receitados por médicos especializados.
O uso de drogas imunossupressoras que reduzem a ação do sistema imunológico e os especialistas indicam para o tratamento dessas doenças. Além disso, os pacientes que usam esses medicamentos têm o sistema mais enfraquecido e o corpo tende a sofrer mais com vírus e bactérias.
Além desses medicamentos, os médicos podem indicar outras drogas que não agem diretamente no sistema imunológico do paciente. No entanto, o melhor tratamento para as doenças autoimunes é o acompanhamento médico constante e a mudança para um estilo de vida mais saudável.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…