O que o IPCA de 2020 influência nos seus investimentos?

0

O IPCA de 2020 fechou acima do centro da meta. O centro da meta para 2020 era de 4%, sendo que o IPCA registrou alta de 1,35% em dezembro e, assim, encerrou o ano com 4,52%. O que o IPCA de 2020 influência nos seus investimentos? Confira o nosso artigo e descubra!

IPCA alto pode influenciar na taxa de juro

Uma inflação mais elevada pode ter influência na taxa de juro. Já é sabido por boa parte dos investidores que a inflação e a taxa de juro têm certa relação.

Quando a inflação está baixa, não há motivos concretos para elevar a taxa de juro. Ou seja, em uma situação onde o IPCA está abaixo do centro da meta, o BC (Banco Central) quer “incentivar” a economia para influenciar na alta da inflação.

Portanto, a inflação maior está relacionada (em parte) a uma economia em crescimento ou mais agitada.

Pode parecer estranho, mas nossa economia não está aquecida e tão pouco agitada. O que acontece por aqui é a absorção da variação do dólar.

O dólar registrou forte valorização em 2020 e 2021 já começou com alta da moeda norte-americana. Isso não trouxe muitos impactos aos preços em 2020 (por mais que o IPCA já tenha mostrado alta mais pujante). Em 2021 a inflação pode registrar alta mais forte caso não seja “contida”.

Pense bem antes de investir em prefixados

Se nos últimos anos comprar ativos prefixados era uma boa alternativa, em 2021 eu não vejo tal atitude com bons olhos.

Se o juro subir, é possível que o investimento atrelado ao DI, ou o Tesouro Selic se tornem investimentos mais atraentes.

Primeiro porque ambos são líquidos (caso você invista em CDB com liquidez diária). Segundo porque conforme a taxa de juro for subindo, os rendimentos dos CDBs atrelados ao DI e o Tesouro Selic também vão se valorizar.

Terceiro; porque ambos os investimentos possuem suas seguranças. Letras do tesouro contam com a segurança do Tesouro Nacional enquanto o CDB está protegido pelo FGC (em até 250 mil reais por CPF e instituição).

Fique de olho na inflação em 2021!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.