O acesso a determinadas garantias e prerrogativas, como seguro-desemprego, saques do FGTS e descontos salariais, depende da posse de um número de PIS válido. Muitas pessoas esquecem ou perdem esse número, mas é fácil recuperá-lo com o CPF. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que fazer se não souber o número do PIS.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 22,9 milhões de pessoas receberão o PIS/PASEP neste ano de 2023. Assim, a pesquisa do PIS tem como base o ano de 2021 e inclui tanto trabalhadores do setor privado quanto funcionários do setor público por meio do PASEP.
A quantia mínima garantida resulta em R$108,50, o que equivale a 1/12 avos do salário mínimo vigente.
Observe que o PIS está disponível apenas para funcionários que trabalharam no mínimo 30 dias em 2021 de maneira formal e registro na RAIS do empregador. Ainda, o empregado deve estar inscrito no PIS há, no mínimo, 5 anos.
O objetivo desse abono é, portanto, auxiliar os empregados no complemento do seu sustento, além de auxiliar na melhora de sua qualidade de vida.
Utilizando o CPF e acessando via telefone, app e buscas online, você pode obter seu número do PIS:
Acesse pelo telefone do PIS 135, da Previdência Social. A chamada o levará a uma lista automatizada onde você pode selecionar a alternativa 3 para “outros assuntos” ou pressionar 0 para um operador. Depois que suas informações de identificação forem verificadas, você receberá o seu número de PIS. O serviço está disponível todos os dias, das 7h às 23h, compreendendo também aos finais de semana.
Para visualizar o número de PIS, acesse sua Carteira de Trabalho Digital e veja as informações referentes aos seus contratos cadastrados. Você pode baixar o app na loja de aplicativos do seu dispositivo. Para fazer isso, entre no aplicativo usando sua conta Gov.br e CPF existentes ou cadastre-se para uma nova conta. Em seguida, para acessar o seu histórico laboral, abra a app e selecione a opção de menu “Contratos”.
Você pode visualizar os detalhes do seu contrato de trabalho atual, incluindo o número de PIS/PASEP, clicando na aba “Mais informações” (+) ao lado do nome do seu empregador atual.
Primeiramente, faça o acesso no site ou aplicativo do Meu INSS, logando com o seu CPF e senha cadastrada no Gov.br. Uma vez dentro, selecione “Meu Cadastro” no menu no canto superior esquerdo. Todos os seus dados cadastrais, incluindo seu PIS/NIT, serão exibidos no fim da página.
Saber o seu número do PIS é fácil, e você pode utilizar os canais disponíveis pela internet ou mesmo o telefone, não precisando nem sair de casa. Por isso, afirmar que não sabe o número do PIS, já não é mais justificativa. Acesse agora, e informe sempre que for necessário. A tecnologia está a nosso favor sempre, e por isso, utilize com sabedoria.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…