O que é o pomo-de-adão?

0

O pomo-de-adão, é o famoso gogó. Porém, cientificamente falando é uma protuberância, que é uma proeminência laríngea, que fica logo abaixo da garganta. Por isso, é o resultado da convergência da cartilagem da tireoide, que é a maior parte do corpo humano de todas, com a laringe.

Nesse sentido, o pomo-de-adão surge entre os 16 e 17 anos em decorrência da produção do hormônio masculino, a testosterona. Nessa fase, algumas mulheres podem apresentar um nível elevado do hormônio e, portanto, também desenvolver o pomo-de-adão. Porém, em um ângulo mais aberto e menos visível que nos homens.

E qual a função do pomo-de-adão?

Ao contrário do que se pode pensar, não tem função hormonal. Localizado à frente da laringe, onde estão as cordas vocais, acaba exercendo a função de proteção contra traumas nesse órgão. O seu nome anatomicamente correto é “proeminência laríngea da cartilagem tireoidea”.

História

Se você acha que o significado relaciona com alguma parte da história de Adão e Eva, você acertou. A priori, a criatividade do brasileiro já é exposta em muitos cantos da internet. Por isso, com o nome pomo de adão não foi diferente.

Basicamente, pomo de adão se tornou um nome curioso e popular por conta da história bíblica de Adão e Eva.

Quando é necessária cirurgia?

Quando o pomo-de-adão se apresenta em forma muito pontiaguda pode causar constrangimento e desconforto estético com uso de camisas e gravatas, por exemplo, deglutição profunda e até alteração na voz.

O nome da cirurgia de retirada ou redução do pomo-de-adão é condrolaringoplastia. Não há prejuízos na estrutura da laringe, embora exija cuidados para não afetar as cordas vocais. A indicação é realizá-la depois da puberdade e antes dos 30 anos.

Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.