Quando se fala em doenças e infecções que acometem os pés as pessoas não conseguem se lembrar de muitas. Afinal, os pés dificilmente são acometidos por problemas. Mas quando isso ocorre, as pessoas se preocupam, pois eles são fundamentais para a realização de inúmeras atividades no dia a dia. Você já ouviu falar em pé de atleta? Veja aqui o que é pé de atleta e como tratar.
Se você tem notado que a pele que recobre os seus pés está mais vermelha, apresentando descamação, fissuras e bolhas, é necessário ficar atento, pois você pode estar acometido por pé de atleta. Apesar de as pessoas dificilmente notarem os problemas que acometem os pés, o pé de atleta não é um problema incomum.
Ele causa bastante desconforto e precisa ser tratado o quanto antes para não se estender para outras áreas, pois essa doença pode se disseminar.
O pé de atleta, também chamado frieira, nada mais é que um processo infeccioso que acomete a pele que reveste os pés. Essa infecção ocorre por fungos do gênero Tricophyton, ou seja, se trata de uma micose. Sendo assim, é possível que essa infecção seja transmitida de indivíduo para indivíduo ou por meio do contato com objetos contaminados com o fungo.
O problema pode se manifestar de três formas diferentes: interdigital, mocassim e vesicular. A forma interdigital é a mais comum, ela acomete o vão localizado entre os dedos dos pés, podendo se estender por todo o pé. Por outro lado, o mocassim é o tipo que acomete os calcanhares, a planta e as laterais dos pés. Nessa forma, a pele fica mais espessa, apresenta inflamação e descamação.
Por fim, a forma vesicular é a manifestação mais grave dessa doença, sendo também a mais comum. Com a forma vesicular algumas bolhas e feridas surgem na planta e no peito dos pés, essas feridas costumam incomodar bastante.
O tratamento para pé de atleta deve ser feito independentemente da forma de manifestação da doença, pois os fungos podem continuar sua colonização e as lesões podem se estender de forma cada vez maior. Quando não o tratamento não é feito da forma correta, a micose deixa de apresentar apenas fungos e passa a recrutar algumas bactérias, tornando o problema ainda maior, dificultando a cura.
Sendo assim, veja abaixo quais são os medicamentos que você pode utilizar para tratar o pé de atleta de forma eficaz. Em primeiro lugar, como existem diversos tipos, é fundamental consultar um especialista para que ele te indique o tratamento mais adequado.
As pomadas e cremes são excelentes opções de tratamento na fase inicial da doença. A aplicação desses produtos deve ser sobre a ferida, conforme a determinação do médico. Geralmente, o tratamento dura de duas a quatro semanas.
O pé de atleta é um processo infeccioso que acomete a pele que reveste os pés – Reprodução AdobeStockO Cetoconazol é um antifúngico que trata micoses que acometem a pele, como, por exemplo, o pé de atleta. A utilização do cetoconazol em creme promove o alívio do prurido que as infecções causam, no entanto, percebe-se o resultado após quatro semanas de uso. Além do cetoconazol, você pode utilizar também o nitrato de miconazol, o clotrimazol e o cloridrato de butenafina.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…