O minimalismo é um movimento que, como a própria palavra já faz referência, é sobre viver com o mínimo possível. Esse movimento prega que as coisas essenciais são poucas, e que as pessoas precisam apenas delas, para viver e para serem felizes.
Ou seja, para os minimalistas, o que importa é manter a sua qualidade de vida, acumulando o mínimo de coisas possível. Isso porque, para eles, as coisas não trazem felicidade. Veja como aplicar o minimalismo e viver apenas com o essencial na sua vida!
Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua
O acúmulo de coisas desnecessárias faz com que o espaço da casa seja minimizado, e não aumenta em nada a sensação de felicidade. Muitas vezes, por exemplo, há roupas nos guarda-roupas das pessoas, que elas não usam há um ano ou mais, mas ainda estão lá. O guarda-roupa está apertado com tanta roupa, mas ao invés de retirar o que não usam, as pessoas compram roupas novas, e as colocam nos espaços apertados.
Se você não está usando alguma coisa na sua casa e não usa há muito tempo, é bem provável que não use mais. Ou, ainda, se você precisar no futuro, o item estará velho, e você terá que comprar outro. Dessa forma, doe tudo que você não usa, para alguém que fará melhor proveito!
As compras por impulso são as grande intimidas do minimalismo. As pessoas compram itens porque acham bonitos, porque combina com o gosto delas, porque estão na promoção. Contudo, o único motivo que, realmente, justifica uma compra, é precisar daquele item.
E é justamente esse motivo que é deixado de lado quando as pessoas veem algo atraente. Por isso, para praticar o minimalismo, viva com aquilo que é realmente essencial. De preferência, faça uma lista de compras, sempre que for sair, e não fuja dela.
Qual é o seu propósito? Se você ainda não sabe, está na hora de descobrir
O minimalismo não se trata somente de ter apenas um item que exerce determinada função, mas também de não gastar com outro, sendo que esse ainda está em perfeito funcionamento. É muito comum as pessoas trocarem, especialmente os eletrônicos, porque surgiu um mais novo e mais bonito. Isso só gera mais gastos, já que, logo, outro modelo é lançado e elas trocarão de novo. Por isso, utilize um item enquanto ele ainda estiver funcionando!
O estilo minimalista, quando aplicado em decoração, visa o mínimo possível de móveis e de itens decorativos. Isso porque a qualidade é sempre mais importante que a quantidade. Dessa forma, mantenha a sua casa limpa visualmente, com menos itens à mostra e bastante organização. Não será difícil fazer isso, já que, ao aplicar o minimalismo na sua vida, você terá muito menos coisas para guardar.
Disciplina é fundamental: veja como ser mais focado no seu dia a dia
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Amo ler sobre minimalismo, e amei sua definição aqui nesse texto. "Minimalismo é mesmo que comore porque gostou do objeto, você pode. Mas isso não é minimalismo, minimalismo é comprar somente se tiver utilidade na sua vida". Parafraseando você.
Depois li seu perfil e amei o que li sobre você. Identifiquei. Porém, fiquei pensando se não tinha canal no YouTube, adoraria te seguir por lá.
Boa tarde Cinai!! Fiquei, realmente, lisonjeada com o seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! =D
Infelizmente, não tenho canal no YouTube! Sou redatora! Quem sabe um dia...rs
Espero te ver mais por aqui!!
Alguma sugestão de temas, fora o minimalismo, que você gostaria de ler sobre?