O que é o Bitcoin?

0

As criptomoedas se tornaram uma alternativa de investimento bem interessante nos últimos anos. Dentre elas, existe o Bitcoin. Mas o que é o Bitcoin?

Blockchains

A principal inovação oriunda dos Bitcoins é o Blockchain (cadeia de blocos). O Blockchain serve para registrar as transferências entre os usuários da criptomoeda.

Ou seja; quando você transfere o Bitcoin para outro usuário essa transferência é registrada no Blockchain. Mas quem registra essas transações no Blockchain?

A mineração do Bitcoin.

Para registrar essas operações no Blockchain é preciso resolver uma equação. Aquele que consegue resolver primeiro a equação recebe um prêmio em Bitcoin.

A criptomoeda, no início, oferecia equações bem fáceis de serem resolvidas e premiações em Bitcoin bem interessante.

Conforme o mercado aumentou, mais pessoas entraram para tentar resolver as equações e receber o premio.

Esse procedimento de resolver as equações e receber o premio é denominado de “mineração”..

Esse crescimento vai aumentando a dificuldade da equação e vai reduzindo o tamanho da premiação.

Só para ter uma ideia, o código do Bitcoin limita a quantidade da criptomoeda em 21 milhões.

Portanto, após chegar ao seu limite, ao invés da premiação, quando o usuário resolver a equação ele receberá um percentual de Bitcoins referentes a transferência, como se fosse uma “retenção”. Ou seja, sempre haverá um prêmio e portanto sempre haverá interesse.

Valorização.

Desde a criação do Bitcoin, em meados de 2007, a criptomoeda (que valia praticamente nada) ultrapassou os atuais 60 mil reais.

Ou seja, a pessoa que comprou um Bitcoin, lá em 2007, com “quase nada” hoje tem mais de 60 mil reais. Bom investimento né?

Vale destacar que no Brasil o Bitcoin já chegou ao patamar dos 67 mil reais, mas caiu. A criptomoeda é bem volátil, uma vez que não há controle sobre a mesma.

Não existe banco central e nem uma casa da moeda para limitar ou suavizar as oscilações da criptomoeda. Por isso, se for investir, tome cuidado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.