Rio de Janeiro, RJ, 27 de outubro de 2022, por Karla Camacho
Sabe quando você pergunta a uma gestante com quantos meses de gestação ela se encontra e ela responde que está com “x” semanas? Então, as gestantes calculam o tempo de gestação em semanas. Mas por que isso ocorre? Para entender o motivo veja aqui o que é idade gestacional e como fazer o cálculo.
Afinal, o que é idade gestacional? A idade gestacional nada mais é que o tempo em que a mulher está grávida, contabilizado na forma de semanas. A data de início para realizar o cálculo da idade gestacional começa a partir da data em que a mulher menstruou pela última vez. Sendo assim, sabe quando foi a sua última menstruação é muito importante para realizar o cálculo da idade gestacional. Veja abaixo as demais características da idade gestacional.
As pessoas que perguntam às mulheres grávidas com quanto de tempo de gestação elas estão costumam esperar uma resposta com o tempo em meses, mas, na maioria das vezes, não é isso que ocorre. Pois a idade gestacional é calculada em semanas. Mas por que isso ocorre?
Em primeiro lugar, calcula-se a idade gestacional na forma de semanas porque o número de dias que os meses possuem varia. Em média, uma gravidez dura aproximadamente duzentos e oitenta dias. Considerando que os meses tenham trinta dias, a gravidez duraria nove meses. Ao realizar o cálculo em semanas, esse valor deve ser dividido por sete, resultando em quarenta semanas.
No entanto, há um problema: nem todos os meses do ano possuem a mesma quantidade de dias – alguns possuem 30 dias, outros 31 e há ainda o mês de fevereiro, que pode possuir 28 ou 29 dias. Sendo assim, calcular a idade gestacional considerando apenas os meses pode gerar resultados diferentes entre uma gestante e outra. Por outro lado, qualquer semana possui sete dias, o que faz com que o cálculo fique mais fiel à realidade.
Como mencionado anteriormente, o cálculo da idade gestacional tem como data inicial a data da última menstruação. Você deve estar se perguntando por que a data utilizada para realizar o cálculo não é a data em que a gestante teve relações sexuais, e não é ilógico pensar isso. Mas acontece que os médicos precisam de uma data mais precisa para tomar como base no momento de realizar o cálculo.
A fecundação não ocorre necessariamente no mesmo dia em que a mulher tem relações sexuais, uma vez que os espermatozoides podem permanecer viáveis por até 3 dias. Além disso, a data da ovulação também não é exata, logo, a única data que o médico possui para tomar como base para o cálculo é a da última menstruação.
Para realizar o cálculo é necessário partir do primeiro dia da data da última menstruação contando quantos dias se passaram até chegar ao dia atual. Ao obter o valor, basta dividi-lo por 7. Assim, é possível saber com quantas semanas de gestação a mulher está.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…