Você sabe o que é hidroterapia? Conheça os benefícios que essa técnica pode te proporcionar aos pacientes em processo de reabilitação. Dessa forma, não deixe de acompanhar tudo sobre a hidroterapia. Nós, do Brasil 123, vamos te mostrar tudo sobre esse tema. Então, acompanhe logo abaixo.
Você sabe o que é hidroterapia? É uma fisioterapia aquática, ou seja, é uma forma de reabilitação da fisioterapia. Na prática, o paciente é orientado pelo fisioterapeuta. Este deve ser credenciado pelo CREFITO, ajudando na execução de exercícios terapêuticos, bem como em seus tratamentos específicos. Por exemplo, a massoterapia.
Durante a prática, o paciente lida com a água em seus princípios físicos, tal a pressão, a temperatura e a resistência. Caso você tenha sentido uma certa distância da prática, relembre de quando você já tomou um banho quente para relaxar, porque esta é uma prática da hidroterapia em ambiente doméstico,
De acordo com a fisioterapeuta Alessandra de Cássia Souza, a hidroterapia é indicada para quem possui problemas cardiorrespiratórios, neurológicos, ortopédicos, reumatológicos e traumatológicos. Isso é, contando que o paciente não apresente alterações de sinais vitais, capacidade vital baixa, doenças infecciosas, epilepsia, febre, erupções cutâneas e incontinência fecal e urinária.
Entretanto, a hidroterapia não é indicada para todos. Para as pessoas que têm pressão baixa, geralmente não se recomenda a prática, porque ela pode levar o paciente ao desmaio ou, até mesmo, a um acidente doméstico.
Existe contraindicações em relação à realização de exercícios específicos. Por isso, é bom procurar algum médico antes de começar a prática.
Para realizar a prática da hidroterapia, a piscina deve estar em uma temperatura em torno de 35ºC – a qual é ideal para trabalhar alguns princípios como o equilíbrio, a flexibilidade, a força muscular e a marcha.
De acordo com o fisioterapeuta Tiago de Oliveira Lopes, a temperatura da água é essencial para diminuir a dor no paciente, como também realizar uma série de exercícios de baixo impacto para reduzir o peso nas articulações e, assim, criar uma liberdade para os movimentos do paciente.
Conheça, agora, alguns exercícios muito comuns realizados durante a hidroterapia.
Com uma temperatura em torno de 35ºC, a técnica de relaxamento é feita com a orientação do fisioterapeuta. Consiste em alongamentos passivos e mobilização de movimentos que contam com a respiração e a posição do paciente. O intuito é de desbloquear tensões mentais e físicas.
Esta técnica promove o movimento funcional. Geralmente é feita com o paciente em pé, utilizando flutuadores na coluna cervical e pelve. Em alguns casos, usa-se também nos tornozelos e punhos,. Indicada para quem possui lesões no Sistema Nervoso Central, ou seja, que tem seus movimentos diminuídos e sente muita dor corporal.
Esperamos que todas as nossas informações sobre hidroterapia te ajudem a entender esse método tão benéfico. Dessa forma, a fisioterapia aquática é muito eficaz em vários casos mais específico, fazendo toda diferença no processo de reabilitação do paciente.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…