O que é gordura visceral e como ela prejudica o organismo

Descubra agora o que é gordura visceral e como ela pode afetar sua saúde

0

Você já ouviu falar em gordura visceral? Sabe do que se trata e quais as suas implicações para o organismo? Veja aqui no Brasil 123, tudo o que você precisa saber. Entenda o que é gordura visceral e como ela prejudica o organismo.

A gordura visceral é um tipo de gordura localizada na região do abdome. Ela fica localizada ao lado de alguns órgãos vitais, por isso, pode desencadear algumas doenças do coração, uma vez que a gordura pode se acumular nesse órgão.

O acúmulo de gordura visceral no organismo geralmente está associado a hábitos não saudáveis de vida, como a alimentação rica em alimentos calóricos e processados e a ausência de exercício físico. Por esse motivo, adotar um estilo de vida mais saudável é fundamental para que não haja acúmulo desse tipo de gordura no corpo.

Como a gordura visceral prejudica o organismo?

As células adiposas presentes na região abdominal são biologicamente ativas. Por isso, elas podem provocar alterações nos hormônios e podem também prejudicar o sistema imune do indivíduo. Além disso, pessoas que possuem gordura visceral têm grandes chances de desenvolver outras doenças, como:

  • Doenças do coração;
  • Diabetes tipo II;
  • Câncer colorretal;
  • Hipertensão arterial.
  • Apneia do sono.

Além disso, essa gordura pode fazer com que alguns órgãos não exerçam sua função plenamente, uma vez que ela pode se acumular no fígado, estômago, intestino e coração. Por isso, é necessário consultar um médico especializado, a fim de que ele avalie os níveis dessa gordura no organismo e prescreva medidas que ajudem na sua eliminação.

O que causa gordura visceral?

Os maus hábitos de vida estão diretamente relacionados ao acúmulo de gordura visceral. Assim, indivíduos sedentários e pessoas que consomem muito açúcar correm risco de adquirir esse problema. Isso porque o organismo não irá gastar a gordura e os carboidratos ingeridos, fazendo com que eles se acumulem pelo corpo.

Porém, sono com qualidade ruim e elevados níveis de cortisol também podem fazer com que haja acúmulo de gordura visceral.

Como eliminar gordura visceral?

Para perder essa gordura é preciso ir contra aquilo que é a sua causa. Ou seja, se a gordura visceral surge no organismo devido a maus hábitos de saúde, para eliminá-la é necessário adotar bons hábitos de saúde. Portanto, realizar a prática de exercícios e consumir bons alimentos é fundamental.

Alimentação adequada

Para que se perca gordura visceral é necessário consumir alimentos com baixo teor calórico, pobres em gordura e em açúcar. Ao fazer isso, as chances de que a gordura fique acumulada no organismo são baixas. Se possível, é importante consultar um nutricionista, para que ele possa prescrever a dieta mais adequada para você.

A prática de atividade física é imprescindível para eliminar a gordura visceral - Reprodução AdobeStock
A prática de atividade física é imprescindível para eliminar a gordura visceral – Reprodução AdobeStock

Atividade física

A prática de atividade física é imprescindível para que essa gordura seja eliminada. Isso porque os exercícios físicos promovem o estímulo do metabolismo e, por isso, realizam a queima de gordura. Mas é importante nesse momento dar prioridade aos exercícios de alta intensidade, como os aeróbicos. Assim, a saúde do coração é beneficiada e há também ganho de massa muscular.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.