O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa

Se um dono de negócio olhar apenas para o dinheiro que entra das vendas ou contratos, pode ser levado a uma visão errada sobre a situação da empresa

0

O gerenciamento de fluxo do caixa é uma prática importantíssima para qualquer empresa que deseja acrescentar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Não utilizar ferramentas financeiras, como, por exemplo, o fluxo de caixa, torna-se um erro, já que não é possível conhecer de forma detalhada as principais entradas e saídas de recursos da sua empresa.

As ferramentas financeiras tem o objetivo de atender às necessidades dos clientes, fortalecendo o relacionamento com eles de forma vantajosa resolvendo os problemas e “dores de cabeça” da melhor forma possível.

Capital de giro

Toda empresa tem um custo mínimo para funcionar. São as chamadas despesas fixas, como aluguel, água, luz e impostos.

Para que sua empresa possa funcionar normalmente, o planejamento financeiro deve prever de onde virão os recursos para arcar com essas despesas – que precisam ser pagas –, independentemente do faturamento. Sem capital de giro, você pode ter dificuldades para gerenciar seu negócio e, com isso, enfrentar dores de cabeça.

Reservas para eventualidades

Os custos com a folha de pagamento devem estar previstos dentro da estratégia financeira da empresa, levando em conta que o valor varia com o tipo de produto ou de serviço.

E não se esqueça que é fundamental qualquer empresa ter uma reserva para custear toda e qualquer eventualidade, como demissões, rescisões de contratos, 13º salários, demais benefícios — sempre se baseando nos resultados obtidos após medir os riscos dessas operações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.