Problema nos olhos que faz com que alguém enxergue objetos bastante embaçados que provoca, muitas vezes, dores de cabeça. Quando está ligado a problemas de visão como a miopia, ainda pode causar cansaço nos olhos. Leia abaixo para entender o que é astigmatismo e quais os principais sintomas.
Na maioria das vezes, o astigmatismo surge no nascimento por causa de uma alteração da curvatura da córnea, ou seja, quando ela está redonda e não oval, os raios de luz concentram-se em locais da retina que focam em apenas um ponto.
A cura para o astigmatismo já existe e pode ser realizada por meio da cirurgia ocular que só é possível para maiores de 21 anos e que, geralmente, faz com que a pessoa não precise mais usar óculos para enxergar corretamente.
Então, os sintomas mais comuns de pacientes que sofrem com astigmatismo são os seguintes:
Esses sintomas de astigmatismo aparecem quando a pessoa possui uma (ou ambas) córnea com alteração no ângulo de curvatura fazendo com que a retina fique mais arredondada. Dessa forma, os objetos observados passam a perder o foco no campo de visão desses pacientes.
Entre as crianças, o astigmatismo pode ser visto com mais certeza quando se aproxima um objeto do campo de visão dos pequenos e eles precisam fechar mais os olhos para enxergar com clareza. Outro sinal de astigmatismo em crianças pode aparecer pelo desempenho escolar, visto que os pequenos apresentam um déficit maior em relação à classe.
Por isso, caso note alguns dos principais sintomas de astigmatismo que separamos abaixo, procure um tratamento médico urgentemente, pois quanto mais cedo obtiver o diagnóstico, melhores são os resultados em um tratamento antes da cirurgia ocular que só poderá ser realizada na fase adulta dos seus filhos.
Então, se você analisou os principais sintomas de astigmatismo e se identificou com alguns, veja como é feito o diagnóstico do problema:
O teste caseiro para astigmatismo é obtido por meio da observação de uma imagem com um olho fechado e outro aberto, trocando para notar se a visão está com problemas em apenas um deles ou em ambos. Uma vez que a dificuldade pode acontecer de perto ou de longe, faça o teste com distâncias de até 6 metros.
Além disso, o paciente também pode tentar observar possíveis mudanças nas imagens como linhas mais claras ou tortas, enquanto outra com visão normal enxerga todas com o mesmo tamanho, cor e distância.
Desta maneira, se você está com suspeita de astigmatismo, é importante procurar um oftalmologista imediatamente para atestar as suspeitas e tomar as devidas providências.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…