O que é a sarna humana?

0

A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por um parasita que penetra na pele do indivíduo. A princípio, a sarna humana ou escabiose é uma parasitose altamente infeciosa transmitida pelo ácaro Sarcoptes scabiei que se alimenta de queratina. Esta é uma proteína que forma a camada mais superficial da pele.

Muito confundida com micose, alergia alimentar ou dermatite atópica a escabiose é contagiosa e tem tratamento!

Sintomas da sarna humana

Os sintomas são prurido intenso, hipersensibilidade, lesões e escoriações entre os dedos das mãos, axilas, punhos, aréolas e genitais. O prurido é sintoma principal. Por isso, compromete principalmente pregas axilares, regiões interdigitais, ao redor do umbigo, palma das mãos e planta dos pés.

Os sintomas da sarna humana parecem com os de uma alergia de pele. Por isso, é importante diagnosticar e tratar o problema para encerrar a cadeia de contágio.

A principal lesão é formada por pequenas vesículas e escoriações (eczema). Por isso, muitas vezes se faz diagnóstico diferencial com Dermatite Atópica.

Diagnóstico

O diagnóstico é rápido e clínico. O tratamento costuma ser breve, com medicação oral e/ou tópica.

Contágio da sarna humana

O contágio se dá através do contato direto com pessoas ou objetos infectados. Através do contato íntimo com pessoas infectadas e objetos de uso pessoal, como roupas e lençóis. Locais aglomerados como escolas, creches, casas de repouso, alojamentos e até mesmo hospitais são ambientes onde a infestação é facilitada.

Contudo, cães e gatos não transmitem essa doença. Mas, sim, a sarna humana se dá entre humanos.

Logo, cai por terra aí o mito de que só pega sarna humana quem tem maus hábitos de higiene. A doença causa intenso desconforto e constrangimento pela coceira mas o tratamento é na maioria das vezes simples e resolutivo

Por fim, diante dos sintomas, procure imediatamente um dermatologista!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.