O que é a sarna humana?
A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por um parasita que penetra na pele do indivíduo. A princípio, a sarna humana ou escabiose é uma parasitose altamente infeciosa transmitida pelo ácaro Sarcoptes scabiei que se alimenta de queratina. Esta é uma proteína que forma a camada mais superficial da pele.
Muito confundida com micose, alergia alimentar ou dermatite atópica a escabiose é contagiosa e tem tratamento!
Sintomas da sarna humana
Os sintomas são prurido intenso, hipersensibilidade, lesões e escoriações entre os dedos das mãos, axilas, punhos, aréolas e genitais. O prurido é sintoma principal. Por isso, compromete principalmente pregas axilares, regiões interdigitais, ao redor do umbigo, palma das mãos e planta dos pés.
Os sintomas da sarna humana parecem com os de uma alergia de pele. Por isso, é importante diagnosticar e tratar o problema para encerrar a cadeia de contágio.
A principal lesão é formada por pequenas vesículas e escoriações (eczema). Por isso, muitas vezes se faz diagnóstico diferencial com Dermatite Atópica.
Diagnóstico
O diagnóstico é rápido e clínico. O tratamento costuma ser breve, com medicação oral e/ou tópica.
Contágio da sarna humana
O contágio se dá através do contato direto com pessoas ou objetos infectados. Através do contato íntimo com pessoas infectadas e objetos de uso pessoal, como roupas e lençóis. Locais aglomerados como escolas, creches, casas de repouso, alojamentos e até mesmo hospitais são ambientes onde a infestação é facilitada.
Contudo, cães e gatos não transmitem essa doença. Mas, sim, a sarna humana se dá entre humanos.
Logo, cai por terra aí o mito de que só pega sarna humana quem tem maus hábitos de higiene. A doença causa intenso desconforto e constrangimento pela coceira mas o tratamento é na maioria das vezes simples e resolutivo
Por fim, diante dos sintomas, procure imediatamente um dermatologista!