O que aconteceu com o estúdio Maxis depois de ser vendido?

0

A compra pela Microsoft da ZeniMax Media por 7,5 bilhões de dólares nos deixou loucos. É uma grande mudança que abre novas e excitantes possibilidades para estúdios anteriormente restritos por orçamentos e recursos.

Mas se pensarmos na história do capitalismo por um segundo, a preocupação se insinua.

Novas possibilidades… e preocupações

Mesmo que Master Chief e Doomguy possam se beijar agora, a adoção – ou absorção – pela Microsoft de algumas das séries e estúdios de jogos de PC mais amados resultará quase certamente em grandes mudanças culturais internas, perdas de funcionários e fechamento de estúdios ao longo do tempo.

A mudança é uma constante com grandes corporações como esta, e se o resultado final não for alcançado, a Microsoft acabará movendo seus pauzinhos para continuar ganhando dinheiro.

Mas antes de realmente começarmos a perguntar o que a aquisição da ZeniMax pela Microsoft significa para os jogadores de PC, vale a pena olhar para o passado e lembrar uma outra grande aquisição.

Não estamos tentando determinar a causa raiz do que mudou (ou não mudou) depois que o estúdio foi comprado, mas apenas o que ficou explicitado.

EA compra Maxis por US$ 125 milhões (1997)

Antes da compra: A série SimCity e suas sequências são sucessos comerciais e críticos, mas a Maxis não consegue encontrar outro grande sucesso. Pesadas perdas financeiras forçam a Maxis a buscar a aquisição.

Após a compra: Sims é um enorme sucesso e a Maxis continua trabalhando em expansões e sequências.

Spore passa muito tempo em desenvolvimento, e os jogadores acham que ele não é tão bom quando finalmente é lançado.

Will Wright deixa a Maxis.

Darkspore é lançado por alguma razão.

O trabalho, como sempre, continua no The Sims.

Um novo SimCity finalmente chega, mas está atormentado com problemas de servidor no lançamento e as vendas são decepcionantes.

Como resultado, a EA fecha o estúdio Maxis Emeryville e designa a equipe para trabalhar ao lado da EA Mobile.

A Maxis continua a trabalhar no The Sims 4 e suas expansões hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.